A fintech Nubank divulgou na última semana uma atualização em sua política de privacidade. O anúncio, que foi enviado por e-mail aos clientes do Nubank, tem como um dos principais destaques adaptações à LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/2018).
Em julho deste ano, uma falha no sistema de QR Code do Nubank foi descoberta e divulgada pela imprensa. De posse de uma URL que era divulgada juntamente com esses QR Codes de transferências, dados como nome do cliente, CPF, número da conta corrente e agência poderiam ser acessados facilmente em buscadores da Internet.
Agora, com as atualizações anunciadas, embora o Nubank não tenha citado a ocorrência em específico, caso qualquer dado pessoal dos clientes seja tratado de forma “desnecessária, em excesso para a finalidade a que se destina ou em desconformidade com a LGPD” (que ainda entrará em vigor), o usuário da fintech poderá solicitar que a empresa o anonimize, bloqueie ou elimine esses dados, desde que fique efetivamente constatado ‘o excesso, a falta de necessidade ou a desconformidade com a lei”.
Outra atualização diz respeito a revogação do consentimento para tratamento de dados pessoais. Em sua nova política de privacidade, o Nubank assegura que o usuário poderá solicitar esse procedimento, contudo, isso poderá resultar na impossibilidade de uso de algumas funcionalidades do aplicativo, ou até mesmo no encerramento dos serviços prestados. Ainda segundo a fintech isso “não impede o uso de dados anonimizados e dados cujo tratamento esteja baseado em outra hipótese legal prevista na LGPD”.
A Política de Privacidade também deixa claro que todos esses pontos referentes a LGPD só valerão a partir da data em que a lei entrar em vigor.
Em postagem publicada no blog do Nubank, a fintech explicou ainda para seus clientes quais dados têm acesso e como a empresa utiliza essas informações. Segundo o Nubank, os dados informados pelo cliente assim como dados coletados de terceiros, de navegação, originados do uso dos serviços da fintech bem como dados públicos são utilizados para entender as necessidades dos usuários e para melhorar produtos e serviços da empresa.
“Nós temos centenas de profissionais dedicados a criar processos e mecanismos seguros. Eles estão presentes em diversas áreas – como Infosec (Segurança da Informação), Fraude, Jurídico, Proteção de Dados – e ajudam a garantir que cada Nubanker possa proteger nossos clientes”, assegura a empresa na postagem.
Caso algum usuário deseje entrar em contato para esclarecimentos referentes a política de privacidade, o Nubank disponibilizou um e-mail: dpo@nubank.com.br. Os clientes poderão ainda acessar a seção “Me Ajuda” do app, clicando em “LGPD Privacidade” e, em seguida, “Contato”.
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