A Dinamarca, país membro da União Européia desde 2013, está propondo maior independência e maior qualificação para os contratados pelos bancos para impedir a lavagem de dinheiro (PLDFT – Prevenção a Lavagem de Dinheiro e Combate ao Terrorismo) como parte dos esforços para impedir a repetição do escândalo como o do grande banco dinarmaquês Danske Bank.
Um novo relatório da Autoridade de Supervisão Financeira (FSA – Financial Supervisory Authority) da Dinamarca diz que os conselhos de supervisão devem estar constantemente em contato direto com os chefes de seus departamentos de combate à lavagem de dinheiro, e que somente eles devem ter o poder de demiti-los. Os principais gerentes devem ter pelo menos cinco anos de experiência no combate à lavagem de dinheiro e não devem ter outras responsabilidades na instituição, trabalhando exclusivamente em Compliance, para evitar possíveis conflitos de interesse.
A Dinamarca ainda está enfrentando as consequências do escândalo do Danske, quase dois anos depois que o maior banco do país foi forçado a admitir que grande parte de aproximadamente 200 bilhões de euros (quase 1,2 trilhão de reais) em transações era, de fato, suspeita.
A FSA alertou que, à medida que as grandes instituições reforçam suas defesas, os bancos menores estão agora particularmente em risco.
O tamanho de um banco não deve ser um fator decisivo na determinação das qualificações e exigências dos funcionários encarregados de impedir a lavagem de dinheiro, de acordo com o relatório. O foco deve estar nos modelos de negócios, incluindo atividades estrangeiras.
O relatório faz parte dos esforços da FSA para resolver o chamado problema de adequação e compliance após a crise financeira. O relatório também recomenda que os principais executivos do banco tenham pelo menos 10 anos de experiência na principal área de atividade de seus bancos. A FSA em 2018 rejeitou a proposta de substituição de Danske para seu CEO destituído depois de descobrir que ele não tinha a experiência relevante.
Fonte: Adaptado de Bloomberg e Reuters pela Equipe BL Consultoria Digital
Para Assessoria Jurídica BACEN, Análise Regulatória CVM, Análise de Risco KYC/KYE, Due Diligence e Compliance AML PLDFT para Fintech, contate nossos Advogados
Para mais informações ou se tiver dúvidas sobre Aspectos Regulatórios e Compliance para Fintechs: Assessoria Jurídica BACEN e COAF, Análise Regulatória CVM, Análise de Risco KYC/KYE, Due Diligence GAFI/FATF e Compliance PLDFT (Prevenção a Lavagem de Dinheiro e Financiamento ao terrorismo – AML – AntiMoney Laundering), entre em contato pelo e-mail [email protected] ou fale com um Advogado online agora.
Conheça nossos serviços em Compliance PLDFT – Prevenção à Lavagem de dinheiro e Financiamento ao Terrorismo:
- Elaboração e Revisão de Política de Prevenção à Lavagem de dinheiro e Financiamento ao Terrorismo
- Análise Regulatória Setorial (Mapeamento da regulação setorial)
- Elaboração e Revisão de Políticas KYC (Know Your Custumer), KYE (Know Your Employee) e KYP (Know Your Partner)
- Avaliação e Análise de Riscos de negócios (fintechs, bitcoin, blockchain, cripto tokens)
- Elaboração e Revisão de Manual de Procedimentos de Controles Internos para Prevenção à Lavagem de dinheiro e Financiamento ao Terrorismo (PLDFT)
- Consultoria jurídica para definição de Indicares de Risco (KPIs) e Governança Corporativa
- Assessoria Jurídica para Registro de Atividade Financeira Bacen
- Elaboração e Revisão de Manual de Ética e Conduta
BL Consultoria e Advocacia Digital
Escritório jurídico voltado para o mundo conectado que busca auxiliar empresas e startups a desenvolverem seus projetos (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) de forma ética e eficiente com atuação especializada em Direito Digital e Análise Regulatória para novas tecnologias. Estamos localizado em dois endereços: em São Paulo-SP, na Av. Paulista, 575 – conjunto 1903 – Bela Vista, CEP 01311-911 e em Campinas-SP, na Rua Antônio Lapa, 280 – 6o andar, Cambuí. Para mais informações ou consultoria jurídica com nossos advogados, agende uma reunião pelo link ou ligue +55 11 3090 5979.