Banco Commerzbank recebe multa por não conformidade em Compliance PLDFT – Prevenção à Lavagem de Dinheiro

Compartilhe!

O banco alemão Commerzbank AG recebeu uma multa de 37,8 milhões de libras (47 milhões de dólares) no Reino Unido por falta de controle em Compliance de lavagem de dinheiro (PLD/FT) em sua unidade de Londres à medida que os reguladores aumentam a pressão sobre os bancos para combater o fluxo de fundos ilícitos.

O segundo maior banco responsável por concessão de crédito financeiro da Alemanha não conduziu a devida due diligence oportuna em um “número significativo” de clientes e falhou em corrigir pontos fracos em uma ferramenta automatizada usada para monitorar transações quanto a riscos de lavagem de dinheiro (PLD/FT – para Prevenção a Lavagem de Dinheiro), informou a Autoridade de Conduta Financeira ao anunciar a multa. O Commerzbank não tomou medidas para melhorar os controles, apesar de uma série de avisos do regulador do Reino Unido e de várias investigações nos EUA.

compliance pld/ft
Banco Commerzbank recebe multa por não conformidade em Compliance em prevenção a Lavagem de Dinheiro – PLD/FT

O diretor de execução da FCA, Mark Steward, disse a Bloomberg:

“As falhas do Commerzbank London ao longo de vários anos criaram um risco significativo de que crimes financeiros não sejam detectados, além de outros. As empresas devem reconhecer que os controles de PLD/FT são de vital importância para a integridade do sistema financeiro do Reino Unido”.

A multa, que cobre deficiências entre 2012 e 2017, é o exemplo mais recente de um grande banco europeu que luta para implementar medidas para impedir fundos ilícitos. O Commerzbank pagou 1,45 bilhão de dólares para liquidar as suas pendências nos EUA em 2015, enquanto o rival da Deutsche Bank AG, tem sido prejudicado por problemas semelhantes.

Desde então, o Commerzbank embarcou em um “exercício significativo de contenção” para reforçar os controles de Lavagem de Dinheiro em Londres, informou a FCA. A filial de Londres também interrompeu temporariamente a contratação de novos clientes de alto risco e suspendeu todas as novas atividades de financiamento comercial.

Claire Tappenden, porta-voz do banco, disse em comunicado:

“O banco levou as conclusões do regulador muito à sério”

“O Commerzbank está comprometido em garantir que nossos negócios cumpram totalmente os requisitos regulatórios. Isso tem a maior prioridade nas atividades do banco. ”

Fonte: Adaptado de Bloomberg pelo Time BL Consultoria Digital

Para Assessoria Jurídica BACEN, Análise Regulatória CVM, Análise de Risco KYC/KYE, Due Diligence e Compliance AML PLD/FT para Fintechs, contate nossos Advogados

Para mais informações ou se tiver dúvidas sobre Aspectos Regulatórios e Compliance para Fintechs: Assessoria Jurídica BACEN e COAFAnálise Regulatória CVM, Análise de Risco KYC/KYE, Due Diligence GAFI/FATF e Compliance PLDFT (Prevenção a Lavagem de Dinheiro e Financiamento ao terrorismo – AML – AntiMoney Laundering), entre em contato pelo e-mail contato@blconsultoriadigital.com.br  ou fale com um Advogado online agora.

Conheça nossos serviços em Compliance PLDFT – Prevenção à Lavagem de dinheiro e Financiamento ao Terrorismo:

  • Elaboração e Revisão de Política de Prevenção à Lavagem de dinheiro e Financiamento ao Terrorismo
  • Análise Regulatória Setorial (Mapeamento da regulação setorial)
  • Elaboração e Revisão de Políticas KYC (Know Your Custumer), KYE (Know Your Employee) e KYP (Know Your Partner)
  • Avaliação e Análise de Riscos de negócios (fintechs, bitcoin, blockchain, cripto tokens)
  • Elaboração e Revisão de Manual de Procedimentos de Controles Internos para Prevenção à Lavagem de  dinheiro e Financiamento ao Terrorismo (PLDFT)
  • Consultoria jurídica para definição de Indicares de Risco (KPIs) e Governança Corporativa
  • Assessoria Jurídica para Registro de Atividade Financeira Bacen
  • Elaboração e Revisão de Manual de Ética e Conduta

BL Consultoria e Advocacia Digital

Escritório jurídico voltado para o mundo conectado que busca auxiliar empresas e startups a desenvolverem seus projetos (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) de forma ética e eficiente com atuação especializada em Direito Digital e Análise Regulatória para novas tecnologias. Estamos localizado em dois endereços: em São Paulo-SP, na Av. Paulista, 575 – conjunto 1903 – Bela Vista, CEP 01311-911 e em Campinas-SP, na Rua Antônio Lapa, 280 – 6o andar, Cambuí. Para mais informações ou consultoria jurídica com nossos advogados, agende uma reunião pelo link ou ligue  +55 11 3090 5979.


Compartilhe!