O relator da MP 959/2020, o deputado federal Damião Feliciano (PDT-PB), que adia a vigência da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) para 3 de maio de 2021, propôs ontem (05/08) a retirada do artigo que prorroga a norma para o próximo ano. No entendimento do relator, a norma deverá entrar em vigência no próximo dia 14 de agosto.
A LGPD, aprovada em agosto de 2018, inicialmente tinha sua entrada em vigor prevista para 16 de fevereiro de 2020. Com a aprovação da Lei n° 13.853/2019, em julho de 2019, a entrada em vigor da noma foi alterada para 16 de agosto de 2020.
Em seu Parecer Preliminar, o deputado Damião Feliciano ressalta que, com as implicações socio-econômicas ocasionadas pela pandemia do novo coronavírus e o consequente isolamento social, os serviços de internet e as ferramentes dela dependentes estão cada vez mais associadas ao cotidiano das pessoas. Dessa forma, os serviços digitais estão gerando uma crescente quantidade de dados que precisam de proteção.
No texto, o relator da MP 959/2020 ainda ressalta alguns benefícios que passariam a valer imediatamente caso a LGPD entre em vigor no próximo dia 14, tais como a necessidade de obtenção de consentimento para dar início ao tratamento de dados; a impossibilidade de comercialização de informações pessoais a terceiros sem a devida autorização e a possibilidade de proibir a guarda de dados pessoais, caso o cidadão assim desejar.
“A LGPD já é uma realidade para empresas e governo há dois anos e, agora, tornou-se uma necessidade premente em tempos de pandemia”
ressaltou o deputado federal Damião Feliciano.
O parecer será apresentado ao plenário pelo relator. Caso a MP 959/2020, publicada no dia 29 de abril de 2020, não seja aprovada pelo Congresso até o dia 28 de agosto de 2020, ela perde a vigência, situação na qual a entrada em vigor da LGPD volta a ocorrer nos termos da Lei 14.010/2020, que prevê a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados no dia 16 de agosto de 2020.
Na newsletter deste mês da BL Consultoria Digital falamos sobre a LGPD e as perspectivas de entrada em vigor da lei. Se você deseja ficar por dentro do tema, não perca nenhuma edição da newsletter.
Texto do Relator da MP 959/2020 que propõe que LGPD entre em vigor em 14 de agosto
Para acessar o texto na íntegra, acesse o link.
Time BL Consultoria Digital – Direito Digital e Análise Regulatória
Este texto “Relator da MP 959/2020 propõe que LGPD entre em vigor em 14 de agosto” foi escrito Por Roberto Peixoto, Revisado por MSc. Graziela Brandão – Data Protection Certified. Conheça o BL Consultoria Digital, acesse aqui!
Para Assessoria Jurídica e implementação do projeto de adequação às leis de Proteção de Dados (LGPD, GDPR e CCPA) contate agora os nossos Advogados
Para mais informações ou se tiver dúvidas sobre Direito Digital, em especial acerca dos temas: Proteção de Dados (LGPD, GDPR & CCPA), Aspectos Regulatórios e Compliance Digital de novas tecnologias e Due Diligence para Startup, Fintech e HealthTech, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou fale com um Advogado online agora.
Conheça nossos Serviços em Privacidade e Proteção de Dados e Compliance Digital:
- Assessoria para Mapeamento de Dados (Data Mapping)
- Assessoria para Mapeamento de Legislação Setorial
- Análise Regulatória da Coleta de Dados
- Revisão e Elaboração de Políticas de Privacidade
- Assessoria de Implementação de Garantia e Direitos de Usuários
- Revisão e Adequação de Contratos
- Assessoria jurídica para realização de transferência internacional de dados
- Política de Segurança da Informação (PSI)
- Plano de Respostas a Incidentes
- Relatório de Impacto a Proteção de Dados (DPIA – Data Protection Impact Assessment)
BL Consultoria e Advocacia Digital
Escritório jurídico voltado para o mundo conectado que busca auxiliar empresas e startups a desenvolverem seus projetos (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) de forma ética e eficiente com atuação especializada em Direito Digital e Análise Regulatória para novas tecnologias. Estamos localizado em dois endereços: em São Paulo-SP, na Av. Paulista, 575 – conjunto 1903 – Bela Vista, CEP 01311-911 e em Campinas-SP, na Rua Antônio Lapa, 280 – 6o andar, Cambuí. Para mais informações ou consultoria jurídica com nossos advogados, agende uma reunião pelo link ou ligue +55 11 3090 5979.