Facebook anuncia pesquisa sobre o impacto das redes sociais na democracia

Compartilhe!

As redes sociais tornam os cidadãos mais polarizados politicamente ou apenas refletem as diferenças já existentes?  São fonte de informação ou desinformação política? O usuário de uma rede social pode ser de fato influenciado a mudar o seu jeito de pensar e de votar? 

Facebook anuncia pesquisa sobre o impacto das redes sociais na democracia

Essas e outras questões acerca de como as redes sociais impactam na democracia levaram o Facebook a anunciar sua nova pesquisa. De acordo com a empresa, atitudes e comportamentos dos usuários serão avaliados durante as eleições presidenciais dos Estados Unidos neste ano. 

Sobre o projeto

O projeto é uma parceria entre pesquisadores do próprio Facebook e outros acadêmicos independentes. Será liderado pelos professores Talia Stroud e Joshua A. Tucker e contará com a participação de outros 15 pesquisadores. 

De acordo com o documento apresentado, independência, transparência e consentimento serão os pilares da pesquisa. Com base nessas premissas, os pesquisadores não serão pagos pelo Facebook e nem serão subordinados à ele. Ainda, os resultados serão amplamente divulgados para o público e os participantes que consentirem com a pesquisa serão devidamente informados sobre o uso de seus dados. 

O anúncio vem acompanhado do reconhecimento do erro por parte da rede social em relação às eleições americanas de 2016. Apesar de citar apenas as interferências da Rússia, o escândalo Cambridge Analytica, retratado com detalhes no documentário “Privacidade Hackeada” no Netflix, também pode ser considerado fomentador da pesquisa. 

São esperados de 200 a 400 mil americanos na pesquisa, que tem início em breve e prazo para encerramento em dezembro, com resultados previstos para 2021. 

Acesso o anúncio na íntegra aqui

Fonte: Facebook, The News

Time BL Consultoria Digital – Direito Digital e Análise Regulatória

Este texto foi escrito Por Beatriz Rego. Conheça o BL Consultoria Digital, acesse aqui!

Para saber mais sobre Análise Regulatória para novas tecnologias e Compliance Digital

Para mais informações ou se tiver dúvidas sobre Direito Digital, em especial acerca dos temas: Proteção de Dados (incluindo LGPD & GDPR), Aspectos Regulatórios e Compliance de novas tecnologias e regulação de criptoativos, entre em contato pelo e-mail contato@blconsultoriadigital.com.br ou fale com um Advogado online agora.

Saiba mais sobre Compliance Digital!

BL Consultoria e Advocacia Digital

Escritório jurídico voltado para o mundo conectado que busca auxiliar empresas e startups a desenvolverem seus projetos (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) de forma ética e eficiente com atuação especializada em Direito Digital e Análise Regulatória para novas tecnologias. Estamos localizado em dois endereços: em São Paulo-SP, na Av. Paulista, 575 – conjunto 1903 – Bela Vista, CEP 01311-911 e em Campinas-SP, na Rua Antônio Lapa, 280 – 6o andar, Cambuí. Para mais informações ou consultoria jurídica com nossos advogados, agende uma reunião pelo link ou ligue  +55 11 3090 5979.


Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *