Colômbia manda Google respeitar leis de proteção de dados

Compartilhe!

Na última sexta-feira, dia 4 de Setembro, os reguladores colombianos ordenaram que a Alphabet Inc., empresa que comanda o Google, perguntasse claramente a cada usuário se o mecanismo de busca pode usar seus dados pessoais que estão sendo capturados sem autorização, conforme prevê as leis de proteção de dados da Colômbia.

leis de proteção de dados

O não cumprimento das regras de proteção de dados poderia levar a investigações, sanções e multas equivalentes a 1,76 bilhão de pesos ( 480 mil dólares), informou a Superintendência da Indústria e Comércio em um comunicado.

“A decisão foi tomada … após constatar que a política de tratamento de informações utilizada pela Google LLC, localizada nos Estados Unidos, não atende a 52,63% dos requisitos exigidos pela regulamentação colombiana.”

O escritório do Google na Colômbia não respondeu imediatamente a um pedido de comentário. A empresa disse aos reguladores anteriormente que suas políticas de privacidade são robustas.

O Google pagou bilhões de dólares em multas a reguladores nos últimos anos, inclusive em processos antitruste na União Europeia.

O escritório do Google na Colômbia afirmou que respeita as leis do país e avaliará o pedido assim que for notificado.

Fonte: Reuters

Quer saber mais sobre Proteção de Dados no Brasil? Confira nossa Série LGPD na Prática

Para Assessoria Jurídica e Adequação à LGPD, contate agora os nossos Advogados

Para mais informações ou se tiver dúvidas sobre Direito Digital, em especial acerca dos temas: Proteção de Dados (LGPDGDPR & CCPA),  Aspectos Regulatórios e Compliance Digital de novas tecnologias e Due Diligence para Startup, Fintech e HealthTech, entre em contato pelo e-mail contato@blconsultoriadigital.com.br  ou fale com um Advogado online agora.

BL Consultoria e Advocacia Digital

Escritório jurídico voltado para o mundo conectado que busca auxiliar empresas e startups a desenvolverem seus projetos (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) de forma ética e eficiente com atuação especializada em Direito Digital e Análise Regulatória para novas tecnologias. Estamos localizado em dois endereços: em São Paulo-SP, na Av. Paulista, 575 – conjunto 1903 – Bela Vista, CEP 01311-911 e em Campinas-SP, na Rua Antônio Lapa, 280 – 6o andar, Cambuí. Para mais informações ou consultoria jurídica com nossos advogados, agende uma reunião pelo link ou ligue  +55 11 3090 5979.


Compartilhe!
Marcações: