Procon-SP notifica WhatsApp por nova Política de Privacidade da plataforma

Compartilhe!

Na última quinta-feira (14), o Procon de São Paulo notificou o WhatsApp, pedindo explicações mais detalhadas a respeito da atualização na política de privacidade da plataforma, que prevê a obrigatoriedade do compartilhamento de dados com o Facebook.

WhatsApp política de Privacidade da plataforma
Procon-SP notifica WhatsApp por nova Política de Privacidade da plataforma

Segundo o órgão, a rede social tem até 72 horas para explicar às autoridades como os novos termos de uso do app de mensagens se enquadram à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), em vigor desde setembro passado, e ao Código de Defesa do Consumidor. Além disso, o Procon solicitou que a companhia informe qual base legal está sendo usada para fundamentar o compartilhamento dos dados pessoais, alertando que é necessário haver consentimento do usuário.

A nova política de privacidade da plataforma WhatsApp tem gerado polêmica, por obrigar o usuário a concordar com as exigências, sendo que quem não quiser aceitar, ficará impossibilitado de usar o mensageiro, sendo que tal atitude levou a uma manifestação do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC).

Em nota, o Facebook alegou que as mudanças afetarão apenas as comunicações feitas com as empresas na plataforma, deixando de fora a troca de mensagens e as ligações individuais e em grupo; essas interações continuarão a ser protegidas pela criptografia de ponta a ponta.

Por fim, de acordo com a rede social, os dados que poderão ser compartilhados são número do telefone, endereço de IP, marca e modelo do celular, foto do perfil e informações sobre o tipo de conexão, entre outros.

Fonte: Procon-SP

Para Assessoria Jurídica, Elaboração de Termos de Uso e Política de Privacidade da plataforma, consulte nossos advogados para startups

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail contato@blconsultoriadigital.com.br ou fale com um Advogado online agora.

Para Análise Regulatória setorial, elaboração de Políticas de Compliance, incluindo Compliance DigitalPolítica de KYC/KYE, Código de Ética e Conduta, Assessoria Jurídica em Privacy by design, ou ainda, para elaboração de Termos de Uso e Política de Privacidade, para aplicativos, software ou site de sua empresa, entre em contato com a gente!

BL Consultoria e Advocacia Digital

Escritório jurídico voltado para o mundo conectado que busca auxiliar empresas e startups a desenvolverem seus projetos (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) de forma ética e eficiente com atuação especializada em Direito Digital e Análise Regulatória para novas tecnologias. Estamos localizado em dois endereços: em São Paulo-SP, na Av. Paulista, 575 – conjunto 1903 – Bela Vista, CEP 01311-911 e em Campinas-SP, na Rua Antônio Lapa, 280 – 6o andar, Cambuí. Para mais informações ou consultoria jurídica com nossos advogados, agende uma reunião pelo link ou ligue  +55 11 3090 5979.


Compartilhe!