EVENTO GEDAI: I Seminário Integrado de Direito e Inovação

Compartilhe!

O I Seminário Integrado de Direito e Inovação – SIDI será realizado on line no dia 22 de junho em dois horários, das 10h às 12h e das 17h às 19h, abordando questões atuais:

  • Quais as conexões do Direito com a tecnologia?
  • Quais os reflexos jurídicos das inovações tecnológicas?
  • Como se coletar materiais de leitura e delimitar as temáticas de pesquisa na área?

CLIQUE AQUI PRA SE INSCREVER

direito inovação advogado
EVENTO GEDAI: I Seminário Integrado de Direito e Inovação

Essas são perguntas centrais nos estudos do Direito da Propriedade Intelectual, afinal quando falamos as palavras “Direito e Inovação” a ideia de modernidade, de avanços, de futuro e de novos paradigmas para a Ciências Jurídicas são temas integrados.

O Direito, enquanto ciência, precisa compreender os novos ambientes tecnológicos e suas inovações para poder conceber soluções para situações sociais futuras.

A importância da realização do primeiro Seminário Integrado de Direito e Inovação – SIDI está em reunir num só espaço todas as discussões, debates e pesquisas jurídicas realizadas pelos grupos de pesquisas da região metropolitana de Curitiba – RMC formando uma rede de pesquisadores.

Após seu adiamento, agora se realizará de modo online o I Seminário Integrado de Direito e Inovação (SIDI), organizado pelo Grupo de Estudos em Direito Autoral e Industrial (GEDAI/UFPR), que congregará os principais grupos de estudos na área do Direito da Propriedade Intelectual e Inovação da RMC e terá como enfoque apresentar as principais pesquisas realizadas pelos professores dessas faculdades na área de direito, inovação e tecnologia, bem como a metodologia utilizada por esses pesquisadores para a obtenção de fontes e dados.

O evento visa fortalecer a rede de pesquisa nos aspectos inovadores do direito das faculdades de Curitiba e dar mais visibilidade aos eventos realizados pelas instituições nessa área. Seu fim é o de estimular o conhecimento de temas relacionados a Direito e Inovação no ambiente acadêmico e na comunidade, proporcionando aos participantes uma visão crítica quanto aos aspectos legais, sociais, culturais e econômicos envolvidos no tema.

EVENTO GEDAI: I Seminário Integrado de Direito e Inovação – Programação completa

O I SIDI será realizado online no dia 22 de junho em dois horários, das 10h às 12h e das 17h às 19h. A lista de participantes do evento pode ser encontrada abaixo:

Horário das 10h às 12h – Mediação Prof. Me. Lukas Ruthes Gonçalves – UFPR

  • Prof. Dr. Victor Manoel Pelaez Alvarez, vinculado à UFPR –Revoluções Industriais e Propriedade Intelectual
  • Prof. Dr. Marcos Wachowicz, vinculado à UFPR – Produção do conhecimento científico e inovação tecnológica nas Universidades
  • Profa. Dra. Cinthia Obladen de Almendra Freitas, professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Direito da PUCPR – Como as pesquisas surgem? Metodologia e Revisão Sistemática de Literatura em Direito e Tecnologia
  • Prof. Dr. Eduardo Oliveira Agustinho, vinculado à PUCPR – Contratos nos modelos de negócios Abertos baseado nos trabalhos do Henry Chesbrough

Horário das 17h às 19h – Mediação Prof. Me. Pedro de Perdigão Lana – Universidade de Coimbra

  • Prof. Me. Luca Schirru, vinculado à UNIVERSIDADE POSITIVO – Questões metodológicas e interdisciplinaridade na pesquisa de inteligência artificial e direito autoral, apresentando as ações promovidas na Universidade Positivo
  • Prof. Dr. Charles Emmanuel Parchen, vinculado à UNICURITIBA – Livre arbítrio e algoritmos nas redes sociais.
  • Profa. Dra. Edna Torres Felício, vinculada à UNICURITIBA – Estratégias do grupo do Grupo de Pesquisa Democracia e Novas Tecnologias para a definição de temas de pesquisa.
  • Prof. Me. Fernando Schumak, vinculado à FAE – Jurimetria dos processos da Vara de Fazenda Pública de São José dos Pinhais/PR dos anos de 2012 a 2019.

CLIQUE AQUI PRA SE INSCREVER

O evento, que busca integrar professores das maiores faculdades de Direito de Curitiba e Região Metropolitana e dos principais grupos de estudo que tratam de Direito Digital e Inovação Tecnológica, é organizado pelo GEDAI (Grupo de Estudos de Direito Autoral e Industrial) da UFPR. O grupo, que surgiu na UFSC em 2007 e em 2013 migrou para a UFPR, é referência no Brasil e na América Latina nas áreas de Direito Autoral e Propriedade Intelectual na Sociedade da Informação, produzindo constantemente pesquisa inovadora e de alta qualidade, seja com a publicação de artigos, monografias, dissertações e teses, bem como com a divulgação científica de trabalhos na área, com a publicação trimestral de boletins informativos e a constante promoção de eventos abertos ao público, sendo notório o CODAIP (Congresso de Direito Autor e Interesse Público), que ao longo de suas 13 edições se consolidou como um dos principais congressos sobre o tema na América. 

I Seminário Integrado de Direito e Inovação

Acesse o Link para o EVENTO GEDAI: I Seminário Integrado de Direito e Inovação

Advogados especialistas em Direito Digital e Análise Regulatória para novas tecnologias

O BL Consultoria Digital é o jurídico para um mundo conectado. Com foco em Direito Digital e Análise Regulatória para novas tecnologias, desenvolvemos soluções jurídicas para empresas e startups. Prestamos consultoria e assessoria jurídica objetivando a prevenção e mitigação de litígios. Contamos com uma rede de parceiros multidisciplinares que formam um ecossistema de soluções completas para todos os segmentos de negócios.

Para mais informações ou se tiver dúvidas sobre Direito Digital, em especial acerca dos temas: Proteção de Dados  (LGPDGDPR  & CCPA), Aspectos Regulatórios e Compliance de novas tecnologias, entre em contato pelo e-mail contato@blconsultoriadigital.com.br  ou fale com um Advogado online agora.

BL Consultoria e Advocacia Digital

Escritório jurídico voltado para o mundo conectado que busca auxiliar empresas e startups a desenvolverem seus projetos (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) de forma ética e eficiente com atuação especializada em Direito Digital e Análise Regulatória para novas tecnologias. Estamos localizado em dois endereços: em São Paulo-SP, na Av. Paulista, 575 – conjunto 1903 – Bela Vista, CEP 01311-911 e em Campinas-SP, na Rua Antônio Lapa, 280 – 6o andar, Cambuí. Para mais informações ou consultoria jurídica com nossos advogados, agende uma reunião pelo link ou ligue  +55 11 3090 5979.


Compartilhe!