A Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde) lançou nesta sexta-feira um Código de Boas Práticas em Proteção de Dados para Prestadores Privados em Saúde em parceria com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O documento propõe a adoção de uma série de medidas pautadas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), para hospitais e SADTs. As orientações abrangem desde protocolos de atendimento até requisitos de segurança avançada.
O lançamento do Código foi feito durante evento online transmitido pelo Youtube, com o objetivo de lançar a Cartilha junto a um circuito de palestras sobre governança de dados e o papel dos códigos de boas práticas na LGPD. Além disso, o evento contou com a participação do Presidente da CNSaúde, Breno Monteiro e do Diretor Presidente da ANS, Rogério Scabarel, além de outras personalidades ligadas a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).
No documento produzido sob a coordenação acadêmica de Laura Schertel e Danilo Doneda, autores do anteprojeto de lei que criou a LGPD e Coordenação Executiva de Marcos Vinícius Ottoni, Coordenador Geral Jurídico da CNSaúde, o Código orienta hospitais e laboratórios privados quanto às condutas legais a serem praticadas, com o objetivo de permitir o correto uso dos dados dos pacientes e evitar a aplicação de multas milionárias.
Além disso, o Código formaliza práticas importantes para o setor e destaca os princípios de proteção de dados pessoais, considerando a entrada em vigor da LGPD, sob um regime geral de proteção de dados no ordenamento brasileiro. O documento abrange ainda protocolos que visam manter as boas práticas para as questões mais sensíveis do setor, são eles:
1. Protocolo de atendimento;
2. Protocolo de compartilhamento;
3. Protocolo de pesquisa clínica;
4. Protocolo para exercício dos direitos dos titulares;
5. Protocolo de Segurança da Informação.
Confira o video do evento online gravado no Youtube, sobre o lançamento do Código de Boas Práticas em Proteção de Dados para Prestadores Privados em Saúde:
Código de Boas Práticas em Proteção de Dados para Prestadores Privados em Saúde
Leia o documento na íntegra, através do link: http://cnsaude.org.br/baixe-aqui-o-codigo-de-boas-praticas-protecao-de-dados-para-prestadores-privados-de-saude/
Fonte: CNSaúde
Time BL Consultoria Digital – Direito Digital e Análise Regulatória
Esta notícia foi escrita Por Jaqueline Martins. Conheça o BL Consultoria Digital, acesse aqui!
Para Assessoria Jurídica e Adequação às leis de Proteção de Dados (Consultoria LGPD), contate agora os nossos Advogados
Para mais informações ou se tiver dúvidas sobre Direito Digital, em especial acerca dos temas: Proteção de Dados (Consultoria LGPD), Aspectos Regulatórios e Compliance de novas tecnologias, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou fale com um Advogado online agora.
Conheça nossos Serviços em Privacidade e Proteção de Dados e Compliance Digital:
- Assessoria para Mapeamento de Dados (Data Mapping)
- Assessoria para Mapeamento de Legislação Setorial
- Análise Regulatória da Coleta de Dados
- Revisão e Elaboração de Políticas de Privacidade
- Assessoria de Implementação de Garantia e Direitos de Usuários
- Revisão e Adequação de Contratos
- Assessoria jurídica para realização de transferência internacional de dados
- Política de Segurança da Informação (PSI)
- Plano de Respostas a Incidentes
- Relatório de Impacto a Proteção de Dados (DPIA – Data Protection Impact Assessment)
BL Consultoria e Advocacia Digital
Escritório jurídico voltado para o mundo conectado que busca auxiliar empresas e startups a desenvolverem seus projetos (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) de forma ética e eficiente com atuação especializada em Direito Digital e Análise Regulatória para novas tecnologias. Estamos localizado em dois endereços: em São Paulo-SP, na Av. Paulista, 575 – conjunto 1903 – Bela Vista, CEP 01311-911 e em Campinas-SP, na Rua Antônio Lapa, 280 – 6o andar, Cambuí. Para mais informações ou consultoria jurídica com nossos advogados, agende uma reunião pelo link ou ligue +55 11 3090 5979.