Falha em banco de dados causa vazamento de informações privadas e públicas das principais redes sociais

Compartilhe!

Um novo incidente com vazamento de informações privadas e públicas ocorreu nas principais redes sociais, o fato foi proporcionado por uma falha de configuração em um banco de dados, o que causou o vazamento de informações de 214 milhões de usuários do Facebook, Instagram, LinkedIn e outras redes sociais, em aproximadamente 400 GB de dados.

vazamento de informações privadas
Falha em banco de dados causa vazamento de informações privadas e públicas das principais redes sociais

Ainda de acordo com pesquisadores do Safety Detectives, o servidor, de propriedade da empresa chinesa SocialArks, estava sem proteção de senha ou criptografia. Tal falha só foi descoberta durante uma checagem de rotina em endereços IP de bancos de dados potencialmente vulneráveis, chegando a afetar contas de celebridades e influenciadores também foram atingidas.

Os principais dados que ficaram vulneráveis estavam relacionados a fotos de perfil, número de seguidores e de comentários, configurações de localização e informações de contato, entre outros. Com isso, verificou-se que, ao todo, foram detectados mais de 11,5 milhões de perfis de usuários do Instagram, 66 milhões do LinkedIn e 81,5 milhões do Facebook.

Por fim, foi descoberto que cerca de 55 milhões de perfis da rede social de Mark Zuckerberg foram deletados horas depois que o servidor vulnerável foi descoberto, sendo passível de surpresa, pelos pesquisadores, a descoberta de que o banco de dados armazenava informações privadas e que os usuários optaram por não revelar publicamente. Dessa maneira, como forma de solução, a empresa buscou implementar medidas de segurança no banco de dados que originou o vazamento dos dados das redes sociais no mesmo dia em que a equipe do Safety Detectives alertou sobre a falha.

Fonte: Olhar Digital

Para Assessoria Jurídica e Adequação às leis de Proteção de Dados (Consultoria LGPD), contate agora os nossos Advogados

Para mais informações ou se tiver dúvidas sobre Direito Digital, em especial acerca dos temas: Proteção de Dados (Consultoria LGPD),  Aspectos Regulatórios e Compliance de novas tecnologias, entre em contato pelo e-mail contato@blconsultoriadigital.com.br  ou fale com um Advogado online agora.

BL Consultoria e Advocacia Digital

Escritório jurídico voltado para o mundo conectado que busca auxiliar empresas e startups a desenvolverem seus projetos (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) de forma ética e eficiente com atuação especializada em Direito Digital e Análise Regulatória para novas tecnologias. Estamos localizado em dois endereços: em São Paulo-SP, na Av. Paulista, 575 – conjunto 1903 – Bela Vista, CEP 01311-911 e em Campinas-SP, na Rua Antônio Lapa, 280 – 6o andar, Cambuí. Para mais informações ou consultoria jurídica com nossos advogados, agende uma reunião pelo link ou ligue  +55 11 3090 5979.


Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *