O Sandbox do Banco Central foi anunciado em 2019 e deverá ser um ambiente em que entidades são autorizadas pelo BC a testar, por período determinado, projetos inovadores na área financeira ou de pagamentos, observando um conjunto específico de disposições regulamentares que amparam a realização controlada e delimitada de suas atividades.
Na primeira edição do Sandbox BC foram inscritos 52 projetos no Ciclo 1 e entre as prioridades estão:
- O desenvolvimento de soluções para o mercado de câmbio;
- Fomento ao mercado de capitais por intermédio de mecanismos de sinergia com o mercado de crédito; de soluções para o Open Banking e para o Pix;
- Fomento para o mercado de crédito rural e de finanças sustentáveis.
Conheça os Projetos selecionados no Sandbox BC
Em relação aos projetos selecionados, a expectativa é que as soluções sejam disponibilizadas no mercado no próximo ano e além da Brasil OTC foram selecionadas outras iniciativas. Confira:
HIMOV – Empréstimo com garantia de imóvel, com o pagamento no vencimento e sem amortizações periódicas, conjugado com a contratação de seguros específicos para redução dos riscos pertinentes.
JP Morgan – Solução tecnológica para a execução de instruções de pagamentos multi-moeda, de uso exclusivo entre instituições autorizadas pelo BC a operar no mercado de câmbio com a finalidade de troca imediata de reservas
Itaucard – Realização de transações de pagamento com concessão de crédito, rotativo ou parcelado, utilizando funcionalidades do Pix
Inco – Desenvolvimento de um mercado secundário de Cédulas de Crédito Bancário -CCBs
Mercado Pago – Implementação de uma rede de pontos físicos que ofereça o serviço de aporte de recursos em espécie
IUPI – Plataforma capaz de movimentar valores entre duas ou mais contas, mediante a transferência de valores para contas ‘temporárias ou de liquidação’, sob demanda, para a realização de uma operação sob condições previamente firmadas.
Diante dessas novidades, o Banco Central ainda afirmou que o Ciclo 1 terá duração de um ano, podendo ser prorrogado por mais um ano.
A intenção é que, após esse período e, com as orientações do BC, os projetos selecionados que se mostrarem efetivos possam ser implementados de forma permanente por participantes do mercado, contribuindo para a oferta de novos e melhores serviços aos usuários dos Sistemas Financeiro Nacional (SFN) e de Pagamentos Brasileiro (SPB).
Comunicado Banco Central
Fonte: CoinTelegraph