Pular para o conteúdo

Ministério da Justiça multa Hering por prática abusiva relacionada a reconhecimento facial

multa hering reconhecimento facial

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão ligado ao Ministério da Justiça, multou a empresa Hering em R$ 58.767,00 devido à uma prática abusiva da companhia relativa a uso indevido da tecnologia de reconhecimento facial. A empresa usou a tecnologia de reconhecimento facial para obter dados de consumidores, sem consentimento expresso dos mesmos.

multa hering reconhecimento facial
Ministério da Justiça multa Hering por prática abusiva relacionada a reconhecimento facial

O processo administrativo foi aberto após a Senacon ter conhecimento da notificação do Idec, que solicitou à empresa esclarecimentos a respeito da implementação da tecnologia sem consentimento dos consumidores – o que foi considerado prática abusiva, conforme os termos do CDC (Código de Defesa do Consumidor). 

A investigação já vinha acontecendo havia um tempo. A loja da Hering que foi multada é a do Morumbi Shopping, em São Paulo. Ela usava a tecnologia com a justificativa de “melhorar a experiência de compra dos consumidores”. Tal prática, no entanto, atinge diretamente o código de defesa do consumidor, já que não existiu nenhum tipo de sinalização ou aviso por parte da empresa para uso da imagem dos clientes.

A Senacon percebeu a prática abusiva através da análise do banco de dados da Hering. O orgão detectou que diversas informações estariam sendo atualizadas constantemente e alguns dados eram obtidos pela comunicação com o cliente e seus objetos de informação. A Senacom aplicou regras do Código Civil e dos direitos de personalidade infringidos mediante esse ato à empresa Hering.

Quer saber mais sobre as polêmicas envolvendo Reconhecimento Facial?

O uso de tecnologia de reconhecimento facial vem sendo muito criticada por especialistas. Neste ano, empresas como IBM, Amazom e Microsoft desistiram da da tecnologia por conta do potencial discriminatório resultante da sua utilização. Confira mais sobre o assunto no texto a seguir:

https://blconsultoriadigital.com.br/reconhecimento-facial-ibm-riscos/

Fonte: Governo Federal, IDEC e Olhar Digital

Baixe a Cartilha de Boas Práticas para LGPD

Para baixar, a cartilha e saber mais como implementar a LGPD na sua empresa, preencha o formulário no link.

Entenda como a ANPD irá realizar a Dosimetria para aplicação de multas pecuniárias em casos de violação à LGPD

Confira o texto completo sobre a Norma de Dosimetria da ANPD para aplicação de sanções administrativas previstas na LGPD.

Evite multas, adeque sua empresa aos requisitos da LGPD!

Time BL Consultoria
Time BL Consultoria
Time BL Consultoria Digital - Direito Digital e Análise Regulatória

Posts Relacionados

Fale Conosco

    Categorias

    Assine nossa Newsletter

    Open chat
    Olá, tudo bem? Como podemos te ajudar?
    Olá! Como podemos ajudar?