Próximo a completar 1 ano do seu lançamento, o PIX, meio de pagamento eletrônico instantâneo do Brasil, sofreu um incidente de segurança. No último dia 30 de setembro, o Banco Central do Brasil (BCB) alertou sobre o incidente de segurança do PIX e afirmou que o fato foi comunicado à Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), para que a autarquia acompanhasse as investigações e verificasse se houve vazamento de dados pessoais.
A partir disso, a ANPD já fez uma leitura preliminar das duas comunicações para identificar as responsabilidades, neste caso, de múltiplos agentes de tratamento. A autarquia atuará junto aos responsáveis para garantir que os titulares sejam devidamente informados, para que sejam adotadas todas as medidas técnicas para evitar novos incidentes semelhantes e para que sejam tomadas as ações cabíveis afim de reduzir o impacto do ocorrido sobre os titulares.
Por fim, as investigações da ANPD relacionadas a incidentes de segurança devem, por força de lei, ser protegidas e tramitar em segredo comercial e industrial.