Ifood descadastra usuário que proferiu ofensas racistas a entregador do app

Compartilhe!

O aplicativo de delivery de comidas e produtos Ifood descatrou de sua plataforma um usuário flagrado ofendendo um entregador. O caso aconteceu no último dia 31 de julho, em Valinhos, no interior de São Paulo, mas ganhou destaque após um vídeo circular nas redes sociais nesta sexta-feira (07/08).

ifood descadastra usuário
Ifood descadastra usuário que proferiu ofensas racistas à entregador do app

Nele, é possível ver um homem branco apontando para a sua pele, xingando e discutindo com o entregador. “Você tem inveja disso aqui. Você tem inveja dessas famílias”, diz o homem no vídeo. Confira o vídeo a seguir:

Entregador do ifood sofre ofensas racistas de usuário do app

De acordo com o Ifood, em nota enviada à reportagem, o homem foi descadastrado por desrespeitar os Termos de Uso do aplicativo. A empresa afirma que irá entrar em contato com o entregador para oferecer apoio jurídico e psicológico. 

“Racismo é crime. O IFood condena qualquer forma de preconceito ou discriminação e por isso presta solidariedade e apoio ao entregador Matheus, vítima do crime racial praticado por um consumidor na cidade de Valinhos, São Paulo”, declarou a empresa. 

Ifood descadastra usuário: Leia na íntegra a nota oficial do Ifood sobre o caso

Racismo é crime. O IFood condena qualquer forma de preconceito ou discriminação e por isso presta solidariedade e apoio ao entregador Matheus, vítima do crime racial praticado por um consumidor na cidade de Valinhos, São Paulo, conforme vídeo que circula nas redes sociais.

Baseados nos termos de uso do aplicativo, o IFood descadastrou o usuário agressor da plataforma. A empresa está em contato para oferecer ao entregador apoio jurídico e psicológico.

O iFood reitera que repudia qualquer ato de discriminação e preza pelo respeito à diversidade em todas ações que realiza, de acordo com os valores presentes em seu Código Conduta e Ética. 

Em casos como este, o iFood recomenda registrar boletim de ocorrência e entrar em contato com a empresa pelos canais oficiais de atendimento via aplicativo, enviando o Boletim de Ocorrência (B.O.).

Ao receber qualquer tipo de relato com teor como este, o IFood apura as ocorrências e, quando comprovada o descumprimento dos termos e condições de uso, desativa o cadastro dos envolvidos. A empresa está à disposição para colaborar com a investigação do caso e aguarda mais informações das autoridades responsáveis.

Termos de Uso: a importância do instrumento jurídico para as plataformas digitais

termos de uso advogado lgpd Ifood descadastra usuário

Os Termos e Condições de Uso ou, simplesmente, Termos de Uso é o documento que define as regras pelas quais os usuários estarão submetidos. Ou seja, é uma espécie de contrato virtual firmado entre uma empresa que fornece seu serviço(s) ou produto(s) por meio de sua plataforma digital (site ou aplicativos) com seu usuário. A importância deste documento jurídico é, primordialmente, evitar e resguardar os direitos da empresa em um conflito entre as partes.

Neste documento devem estar contidas todas as informações inerentes à usabilidade, tais como serviço prestado, condições de troca, pagamento, obrigação e responsabilidades das partes. Com o advento do Marco Civil da Internet (Lei nº 12.965/2014), tal convenção entre plataforma e usuário tornou-se mais robusta, uma vez que em seu art. 7, inciso VI essa assegura como direito do usuário a disposição clara e completa acerca da prestação de serviços e deveres dos usuários, entre outros elementos. 

Time BL Consultoria Digital – Direito Digital e Análise Regulatória

Este texto “Ifood descadastra usuário que proferiu ofensas racistas à entregador do app” foi escrito Por Roberto Peixoto, Revisado por MSc. Graziela Brandão – Data Protection Certified. Conheça o BL Consultoria Digital, acesse aqui!

Para Assessoria Jurídica, Elaboração de Termos de Uso e Política de Privacidade, consulte nossos advogados especialistas em Direito Digital

Para Análise Regulatória setorial, elaboração de Políticas de Compliance, incluindo Compliance DigitalPolítica de KYC/KYE, Código de Ética e Conduta, Assessoria Jurídica em Privacy by design, ou ainda, para elaboração de Termos de Uso e Política de Privacidade, para aplicativos, software ou site de sua empresa, entre em contato com a gente!

BL Consultoria e Advocacia Digital

Escritório jurídico voltado para o mundo conectado que busca auxiliar empresas e startups a desenvolverem seus projetos (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) de forma ética e eficiente com atuação especializada em Direito Digital e Análise Regulatória para novas tecnologias. Estamos localizado em dois endereços: em São Paulo-SP, na Av. Paulista, 575 – conjunto 1903 – Bela Vista, CEP 01311-911 e em Campinas-SP, na Rua Antônio Lapa, 280 – 6o andar, Cambuí. Para mais informações ou consultoria jurídica com nossos advogados, agende uma reunião pelo link ou ligue  +55 11 3090 5979.


Compartilhe!