Fórum Econômico Mundial experimenta tecnologia Blockchain Ethereum para combate à corrupção em compras públicas

Compartilhe!

O Fórum Econômico Mundial (WEF) anunciou no dia 17 de Junho a publicação de um relatório que explora a Tecnologia Blockchain como uma ferramenta para ajudar na transparência nas compras feitas por governos e, assim, combater a corrupção. O projeto envolveu uma prova de conceito (PoC) usando a rede de Blockchain pública Ethereum, além de fornecer propostas de políticas e engajamento cívico.

O trabalho foi realizado em colaboração com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Procuradoria Geral da Colômbia.

tecnologia blockchain
Fórum Econômico Mundial experimenta tecnologia Blockchain Ethereum para combate a corrupção em compras públicas

Corrupção em compras públicas


Os governos gastam aproximadamente 9,5 trilhões de dólares, ou cerca de 15% do PIB global, por ano em contratos de compras. A OCDE estima que 10 a 30% do valor desses contratos é perdido por corrupção e má administração. Ao eliminar a manipulação de lances, os preços de aquisição poderiam ser reduzidos em 20%.

Em seu relatório, o Fórum Econômico Mundial dá o exemplo da empresa de construção brasileira Odebrecht, que enfrenta um pedido de falência, anos após ter pago 800 milhões de dólares em propinas ao governo. Os bancos estatais brasileiros possuíam a maioria da dívida de 25,3 bilhões de dólares da empresa no momento do pedido de falência.

Tecnologia Blockchain para combate a corrupção em compras públicas

Vários governos ao redor do mundo já estão explorando a tecnologia Blockchain para compras. Dois anos atrás, o Banco Asiático de Desenvolvimento propôs uma blockchain pública global independente. Parte da motivação era ter um único local onde os fornecedores pudessem ser autenticados e sua experiência de trabalho certificada.

O Fórum Econômico Mundial também experimenta a tecnologia blockchain para combater a corrupção nas compras governamentais. Há um ano, um distrito de Seul na Coréia do Sul implementou um esquema de avaliação de propostas baseado em blockchain como parte de uma competição para combater a corrupção. A organização estatal de compras de armas da Coréia também está usando a transparência dos registros realizados em Blockchain.

Fonte: World Economic Forum

Supplementary Research Report

Download Model FRP

Para Análise Regulatória, Parecer Jurídico e Consultoria Jurídica em Blockchain, Smart Contracts e outras tecnologias, consulte nossos Advogados

Para mais informações ou se tiver dúvidas sobre Direito Digital, em especial Aspectos Regulatórios e Compliance de BlockchainSmart Contracts e outras tecnologias e regulação de criptoativos, entre em contato pelo e-mail contato@blconsultoriadigital.com.br  ou fale com um Advogado online agora.

Saiba mais sobre Compliance Digital!

BL Consultoria e Advocacia Digital

Escritório jurídico voltado para o mundo conectado que busca auxiliar empresas e startups a desenvolverem seus projetos (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) de forma ética e eficiente com atuação especializada em Direito Digital e Análise Regulatória para novas tecnologias. Estamos localizado em dois endereços: em São Paulo-SP, na Av. Paulista, 575 – conjunto 1903 – Bela Vista, CEP 01311-911 e em Campinas-SP, na Rua Antônio Lapa, 280 – 6o andar, Cambuí. Para mais informações ou consultoria jurídica com nossos advogados, agende uma reunião pelo link ou ligue  +55 11 3090 5979.


Compartilhe!