Código de autorregulação é lançado pela ABCripto

Compartilhe!

A Associação Brasileira de Criptoeconomia (ABCripto) lançou um Código de Autorregulação para o setor de criptomoedas no Brasil. Segundo a Associação, o objetivo do documento é ajudar na criação de melhores práticas operacionais nas empresas e na adequação a padrões de compliance, para PLD/FT (prevenção a lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo).

O propósito principal do código de autorregulação publicado pela ABCripto é colaborar com o aperfeiçoamento das práticas e condutas seguidas pelos Associados e de propiciar um padrão de atuação capaz de ampliar a eficiência e transparência do mercado.

Código de autorregulação ABCripto
Código de autorregulação é lançado pela ABCripto

Conforme o código, o mercado vai adotar as políticas de “conheça seu cliente” (KYC) e “conheça sua transação”, que, segundo a ABCripto, contribuem para evitar mau uso de ativos digitais e também viabilizam o envio de informações a órgãos públicos como o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).

Atualmente, a ABCripto reúne empresas que são responsáveis por 80% do volume transacionado em ativos digitais no país, entre elas: BitBlue, BitPreço, Foxbit, Mercado Bitcoin, NovaDax e Ripio. A associação estima que mais de 100 bilhões de reais sejam movimentados em criptoativos no Brasil em 2020.

“A Autorregulação contribuirá para organizar o mercado, promover a cooperação plena dos associados com os órgãos competentes, aumentar a confiabilidade dos agentes do mercado e reduzir as assimetrias nas informações disponíveis para os usuários”

Diretor Executivo da ABCripto, Safiri Felix.

Fonte: Exame, Portal do Bitcoin, ABCripto

Acesse o Código de autorregulação da ABCripto

Para Assessoria Jurídica para Exchanges, Análise Regulatória e Atuação Judicial sobre Criptomoedas (Bitcoin, Ethereum, entre outros), consulte nossos Advogados

Para mais informações acerca dos temas: Criptomoedas (Bitcoin, Ethereum, entre outros), Exchanges (corretoras de criptoativos)Aspectos Regulatórios e Compliance, PLDFT (Prevenção a Lavagem de Dinheiro e Financiamento ao terrorismo – AML – AntiMoney Laundering) e regulação de criptoativos, entre em contato pelo e-mail contato@blconsultoriadigital.com.br  ou fale com um Advogado online agora.

BL Consultoria e Advocacia Digital

Escritório jurídico voltado para o mundo conectado que busca auxiliar empresas e startups a desenvolverem seus projetos (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) de forma ética e eficiente com atuação especializada em Direito Digital e Análise Regulatória para novas tecnologias. Estamos localizado em dois endereços: em São Paulo-SP, na Av. Paulista, 575 – conjunto 1903 – Bela Vista, CEP 01311-911 e em Campinas-SP, na Rua Antônio Lapa, 280 – 6o andar, Cambuí. Para mais informações ou consultoria jurídica com nossos advogados, agende uma reunião pelo link ou ligue  +55 11 3090 5979.


Compartilhe!