Pular para o conteúdo

CNJ cria comitê cibernético para garantir segurança aos sistemas eletrônicos dos tribunais

comitê cibernético

Na última segunda-feira, foi criado, pelo CNJ, um comitê cibernético para monitorar e discutir medidas que permitam a segurança dos sistemas eletrônicos dos tribunais, sendo essa uma resposta ao ataque hacker que tirou do ar a rede de tecnologia do Superior Tribunal de Justiça e paralisou os trabalhos da Corte.

comitê cibernético

O presidente do STF, Fux, afirmou que ainda discute o modelo com assessores, tendo por intenção reunir entidades especializadas no tema, entre as quais algumas que contribuíram com o STJ. A criação desse modelo prevê que todos os atos processuais sejam realizados exclusivamente por meio eletrônico e de maneira remota.

Com isso, fica claro que o objetivo desse trabalho é de criar mecanismos para evitar que se sofra uma lesão no nosso sistema como ocorreu no fim de semana. Desde o dia do ataque, o STJ estima que 12 mil processos deixaram ser julgados.

Ainda em outubro, o CNJ aprovou uma resolução que institui o projeto, sendo válido também para as audiências e sessões de julgamento, que vão ocorrer exclusivamente por videoconferência. A escolha por esse sistema, porém, é facultativa, e a decisão de adotá-lo ou não será de cada tribunal.

Por fim, Fux disse que o CNJ irá garantir estrutura para a implementação do projeto em todo o país, inclusive todo o apoio tecnológico:

“O acesso à Justiça por via integralmente digital viabiliza que o processo comece e termine por via digital. Nossas sessões serão realizadas por via digital, oitiva de testemunhas, enfim, todos os atos processuais. É uma justiça facultativa. Mas todos os tribunais estarão municiados dos equipamentos necessários”, declarou.

Ainda de acordo com ele “todos os tribunais estarão municiados dos equipamentos necessários para realizar esse projeto que cumpre a previsão constitucional de acesso à Justiça. Todos terão sala, computador. O CNJ vai subsidiar os tribunais, no sentido de atos normativos. E a ideia é o que as corregedorias já vêm fazendo: estimular que os tribunais, na sua autonomia, possam empreender esse projeto da Justiça digital”.

Índice

Para Assessoria Jurídica sobre Ataques Cibernéticos ou Compliance Digital

Para mais informações ou se tiver dúvidas sobre Direito Digital, em especial acerca dos temas: Proteção de Dados (LGPD & GDPR), Aspectos Regulatórios e Compliance de novas tecnologias e regulação de criptoativos, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou fale com um Advogado online agora.

BL Consultoria e Advocacia Digital

Escritório jurídico voltado para o mundo conectado que busca auxiliar empresas e startups a desenvolverem seus projetos (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) de forma ética e eficiente com atuação especializada em Direito Digital e Análise Regulatória para novas tecnologias. Estamos localizado em dois endereços: em São Paulo-SP, na Av. Paulista, 575 – conjunto 1903 – Bela Vista, CEP 01311-911 e em Campinas-SP, na Rua Antônio Lapa, 280 – 6o andar, Cambuí. Para mais informações ou consultoria jurídica com nossos advogados, agende uma reunião pelo link ou ligue  +55 11 3090 5979.

Time BL Consultoria
Time BL Consultoria
Time BL Consultoria Digital - Direito Digital e Análise Regulatória

Posts Relacionados

Fale Conosco

    Categorias

    Assine nossa Newsletter

    Open chat
    Olá, tudo bem? Como podemos te ajudar?
    Olá! Como podemos ajudar?