Pular para o conteúdo

Banco Central lança nova ferramenta para verificar dinheiro “esquecido” por cidadãos e empresas

Banco Central divulga a sua Política de Conformidade

O Banco Central (BC) decidiu criar nova ferramenta para que cidadãos e clientes consultem se possuem algum dinheiro “esquecido” a receber em bancos e demais entidades do sistema financeiro. A decisão sobre o lançamento da ferramenta ocorreu após a detecção de falhas na consulta do Sistema Valores a Receber (SRV), lançado em janeiro.

As consultas serão liberadas novamente no dia 14 de fevereiro exclusivamente no endereço valoresareceber.bcb.gov.br.

Ainda, de acordo com o BC, aqueles que tiverem valores a receber no momento da consulta poderão confirmar o montante a ser recebido e solicitar a sua transferência a partir do dia 07 de março.

Em nota, o BC afirmou que: “recomenda que o cidadão volte ao site valoresareceber.bcb.gov.br na data informada. Caso não compareça nessa data, o cidadão terá que fazer uma nova consulta para receber a nova data de solicitação do resgate”.

Ressalta-se que, caso o cidadão não resgate o valor na data indicada, ele não perderá o direito sobre os valores em seu nome.

“As instituições financeiras guardarão esses recursos pelo tempo que for necessário, esperando até que o cidadão solicite a devolução”.

Banco Central

Bancos e instituições financeiras só poderão entrar em contato com clientes que tenham montantes a receber após o cliente acessar o sistema e solicitar o resgate sem indicar uma chave Pix. Nesse caso, a instituição não poderá solicitar dados pessoais ou senhas do cliente.

Fonte: CNN

Soluções Jurídicas para Empresas
Soluções Jurídicas para Empresas
Luiz Jovelino
Luiz Jovelino
Graduando em Direito na Universidade Federal de Alagoas, experiência com estudos constitucionais. Atuou como trainee da empresa Júnior Legis. É estagiário na área de Compliance do BL Consultoria Digital.

Posts Relacionados

Fale Conosco

    Categorias

    Assine nossa Newsletter

    Open chat
    Olá, tudo bem? Como podemos te ajudar?
    Olá! Como podemos ajudar?