Na última segunda-feira, dia 11 de outubro, a Bakkt, empresa custodiante e marketplace de Bitcoins e criptografia, realizou um anúncio sobre uma parceria com o sistema de pagamentos online do Google (Google Pay) para estender o “alcance e usabilidade de ativos digitais e atender à demanda do consumidor em rápida evolução”.
Com a parceria, os usuários Bakkt poderão adicionar seus cartões de débito virtuais, da bandeira Visa, ao Google Pay para realizar compras de produtos e serviços na loja e on-line e em todos os locais onde o Google Pay seja aceito. Sendo assim, a lógica por trás desse novo sistema é que os pagamentos em criptomoedas sejam convertidos em fiduciários para a realização das compras.
Logo, essa parceria com o Google contribuirá para a construção de uma plataforma mais inovadora para atender às necessidades de milhões de usuários que utilizam criptomoedas. O alcance potencial da parceria é talvez o aspecto mais notável para a rede bitcoin, que teve um aumento no interesse corporativo e institucional no ano passado.
É importante ressaltar que a parceria pode não ser a solução de pagamentos ideal que os detentores de bitcoins procuram, uma vez que eles terão que liquidar seu bitcoin por decreto antes de fazer as transações, ao invés de apenas gastar ou fazer transações com o criptoativo. Apesar disso, a parceria ainda é um indicador notável de interesse comercial em bitcoin e o início de uma crescente demanda por soluções de pagamentos em bitcoin por instituições tradicionalmente fiduciárias.