O Programa IA2 MCTIC do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) visa apoiar o desenvolvimento de soluções em Inteligência Artificial nas áreas de agronegócio, saúde, indústria e cidades inteligentes, voltado primordialmente para a aceleração de soluções de impacto e escaláveis de startups e empresas. Neste programa, instituições de ciência e tecnologia (ICTs) e aceleradoras atuarão de forma conjunta dando suporte a projetos de startups e empresas para a geração de resultados mais robustos, tanto tecnológicos como de negócios. Os Grupos de Aceleradoras e ICTs vão selecionar projetos de impacto de startups e empresas que utilizem Inteligência Artficial, que estarão aptas a receber recursos de até R$ 500 mil.
Baita Aceleradora, Embrapa Informática e Instituto ELDORADO foram selecionados em 1o lugar no programa
O consórcio formado pela Aceleradora de Campinas Baita Aceleradora, Embrapa Informática Agropecuária e Instituto de Pesquisas ELDORADO foi selecionado em primeiro lugar neste novo Programa IA2 MCTIC. As ICTs, caso da Embrapa e do Instituto ELDORADO, ficam responsáveis pelo apoio tecnológico e acompanhamento do desenvolvimento da solução, enquanto as aceleradoras, neste caso a Baita Aceleradora, ficarão incumbidas de dar suporte ao modelo de negócios dos projetos selecionados.
De acordo com a sócia da Baita, Rosana Jamal, a parceria com a Embrapa Informática Agropecuária e o Instituto de Pesquisas ELDORADO contemplou expertises tecnológicas, do digital ao agronegócio, que podem ser aplicadas a vários segmentos, como soluções em IoT, big data e aprendizado de máquina.
“As três instituições são atuantes no ecossistema de inovação e, juntas, trazem para o programa um track record de centenas de projetos. Nossa expectativa é trabalhar com startups audaciosas, dispostas a quebrar paradigmas e que estão buscando seu espaço no mercado”.
Silvia Massruhá, chefe-geral da Embrapa Informática Agropecuária, ressalta a importância da articulação de diferentes atores, seja da iniciativa privada, academia, instituições de pesquisa e governos.
“A Embrapa vem se posicionando como facilitadora nesse ecossistema de inovação aberta e o programa é mais uma oportunidade de realizar esse trabalho de forma integrada a fim de fomentar soluções que atendam aos desafios e problemas reais dos diferentes segmentos. Em especial no setor agropecuário, ela completa que a agricultura digital vem avançando no País e, cada vez mais, precisará de sistemas inteligentes capazes de transformar toda a gama de dados gerados no campo em informação e conhecimento para a tomada de decisão por parte do produtor rural e também em todos os elos da cadeia.”
O superintendente do Instituto ELDORADO, Roberto Soboll, também destaca o modelo de inovação.
“O projeto contempla a ideia de inovação aberta, algo que vislumbramos em nosso propósito como Instituto de Ciência e Tecnologia. É inspirador poder contribuir com o ecossistema e com a aceleração digital de startups, juntamente com a Baita e Embrapa, usando nossa sólida experiência no desenvolvimento de soluções inovadoras e impactantes”
Programa IA2 MCTIC para Startups – consórcios de aceleradoras e ICTs selecionados
Foram qualificados 13 grupos de aceleradoras e ICTs afim de dar suporte técnico e mercadológico aos projetos a serem desenvolvidos no âmbito do Programa IA²MCTIC. Confira abaixo os 13 Grupos de Aceleradoras e ICTs credenciadas classificadas pela Softex no Programa IA2 MCTIC:
- Proponente: BAITA ACELERADORA
- EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUARIA
- INSTITUTO DE PESQUISAS ELDORADO
- Proponente: COTIDIANO ACELERADORA DE STARTUPS LTDA
- FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
- UNIAO BRASILEIRA DE EDUCACAO CATOLICA
- Proponente: Pontifícia Universidade Católica do RS – Campus Poa
- Grow Plus
- Proponente: WOW Aceleradora de Startups
- Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Senai – FIEP
- Proponente: ACELERA CIMATEC
- SERVICO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL – FIEB
- Proponente: Wasglobal Promoções e Eventos Ltda.
- PUC PR CAMPUS CURITIBA
- Instituto das Cidades Inteligentes
- SOFTSUL – Associação Sul Riograndense de Apoio ao Desenvolvimento de Software
- Instituto de Tecnologia Para o Desenvolvimento
- Proponente: Fundação CPQD – Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecom
- E-VOLVE.AC
- Proponente: VENTIUR Investimentos em Novos Negócios S.A
- Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo
- SOFTSUL – Associação Sul-riograndense de Apoio ao Desenvolvimento de Software
- Fundação Universidade de Caxias do Sul
- Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
- UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS – UNISINOS
- Fundação Universidade de Passo Fundo
- Proponente: Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia
- Centro de Soluções Tecnológicas e Empresariais Fabri
- Proponente: Instituto Atlântico
- PRAIA – Programa em Rede de Apoio à Incubação e Aceleração
- Proponente: Fumsoft – Sociedade Mineira de Software
- Acelera MGTI
- Proponente: AgVenture Hub
- INSTITUTO FEDERAL DE EDUCACAO, CIENCIA E TECNOLOGIA DE SAO PAULO
- INSTITUTO FEDERAL DE EDUCACAO, CIENCIA E TECNOLOGIA DE SAO PAULO
Inscrições de Startups para o programa do MCTIC
As inscrições estão abertas até o dia 28 de junho e podem ser feitas no site da Softex.
As empresas selecionadas poderão receber aportes totais de até R$ 500 mil reais de investimento.
Podem participar deste processo startups e projetos com diferentes níveis de maturidade, incluindo empresas que ainda não atuam com Inteligência Artificial, mas que apresentam potencial para uso da tecnologia para aperfeiçoar sua solução.
Serão selecionados até 100 projetos para a fase de pré-aceleração, na primeira etapa. Em seguida, 30 startups passarão para a próxima fase e poderão participar de rodadas de investimentos para o desenvolvimento da solução e acesso ao mercado.
A etapa final inclue a participação de empresas com interesse em testar e investir nas tecnologias geradas.
O programa IA2 MCTIC conta com o apoio também da Softex.
Para se inscrever, acesse o link.
Fonte: Resultados do programa do MCTIC
Fonte: https://softex.br/iamctic/#editalaceleradorasresultado
Para Consultoria Jurídica, Elaboração de Contratos (Contratos de Investimento tipo Mútuo Conversível, Vesting, Desenvolvimento, Acordo de Sócios, entre outros) e Análise Regulatória, consulte nossos advogados para startups
Para mais informações, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou fale com um Advogado online agora.
Para Análise Regulatória setorial, elaboração de Políticas de Compliance, incluindo Compliance Digital, Política de KYC/KYE, Código de Ética e Conduta, Assessoria Jurídica em Privacy by design, ou ainda, para elaboração de Termos de Uso e Política de Privacidade, para aplicativos, software ou site de sua empresa, entre em contato com a gente!
BL Consultoria e Advocacia Digital
Escritório jurídico voltado para o mundo conectado que busca auxiliar empresas e startups a desenvolverem seus projetos (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) de forma ética e eficiente com atuação especializada em Direito Digital e Análise Regulatória para novas tecnologias. Estamos localizado em dois endereços: em São Paulo-SP, na Av. Paulista, 575 – conjunto 1903 – Bela Vista, CEP 01311-911 e em Campinas-SP, na Rua Antônio Lapa, 280 – 6o andar, Cambuí. Para mais informações ou consultoria jurídica com nossos advogados, agende uma reunião pelo link ou ligue +55 11 3090 5979.