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Metaverso: Investimentos aumentam e despertam interesse em novos criptoativos

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Metaverso: Investimentos aumentam e despertam interesse em criptoativos

Em 2021, os tokens relacionados ao Metaverso passaram a se destacar no universo cripto e tiveram valorização impressionante, tendo como principal fonte de crescimento os jogos play-to-earn (nos quais o gamer ganha para jogar). Além disso, outras aplicações se destacaram em diversas áreas: arte, medicina, venda de terrenos virtuais e identidade digital são apenas alguns dos principais exemplos.

Neste texto iremos abordar sobre o que o Metaverso e como ele está diretamento relacionado ao universo de cripto. Vamos lá?!

O que é o Metaverso?

O Metaverso é uma nova camada capaz de integrar o mundo real ao digital, por meio de tecnologias como realidade virtual ou aumentada e até hologramas. Assim, em um jogo, por exemplo, o usuário tem experiências mais reais, o que aumenta sua motivação e engajamento. Em outras áreas, como na educação, o Metaverso permite simulações de ambientes ou laboratórios, permitindo que o aluno tenha vivências mais interativas no digital. 

O que pode ser feito no Metaverso?

O que pode ser feito no Metaverso?

Como mencionamos anteriormente, as possibilidades são inúmeras por se tratar de um simulador. Assim, é possível encontrar diversas soluções tecnológicas, tais como realidade virtual e simuladores em 3D, por exemplo.

Na medicina, um dos segmentos com maior potencial para o uso das novas tecnologias, estão sendo desenvolvidas várias possiblidades, tais como: cirurgias à distância, roupas que podem medir o nível de temperatura e transpiração do corpo humano, cursos nos quais os alunos não precisam de corpos reais para aprendizado, entre outras.

Além disso, no mundo empresarial vários usos são possíveis, desde reuniões com interação pessoal/virtual entre os participantes até treinamentos mais especializados, que podem ser feitos à distância. Na indústria automotiva e na gestão de armazéns logísticos a tendência é bastante promissora.Outra área em destaque no Metaverso são os jogos virtuais, neste segmento é possível encontrar grande força e novas alternativas de investimento.

Nos jogos, o Metaverso responde pela experiência imersiva, mas os itens necessários para os games são vendidos como tokens não-fungíveis (NFTs), cujo valor disparou nos últimos meses. Um exemplo disso são os tokens GALA, que em 2021 teve alta de mais de 45.000%, o The Sandbox, com 16.355%, e o Axie Infinity, com 16.249%. Nesse caso, o uso de NFTs se destaca pela possibilidade de garantir a autenticidade e a exclusividade da propriedade.

Quais empresas estão investindo no Metaverso?

Além do Facebook, outras organizações, como NVIDIA,anunciaram investimentos na área. Em agosto de 2021, o NVIDIA Omniverse (uma plataforma colaborativa de simulação) se tornou disponível online. A plataforma permite que designers, artistas e outros profissionais possam trabalhar juntos na construção de Metaversos.

A Microsoft, por sua vez, criou o Mesh, uma plataforma dentro do Metaverso que permite a realização de reuniões com hologramas. Além disso, a gigante da tecnologia criou avatares 3D para o Teams (sua principal ferramenta de comunicação).

O Walmart (uma das maiores redes de varejo do mundo) planeja lançar uma criptomoeda própria, uma coleção de tokens não fungíveis (NFTs) e entrar no Metaverso.

Conforme destaca a CNBC, as marcas registradas indicam a intenção da varejista de fabricar e vender bens digitais e isso inclui os mais diversos itens: eletrônicos, decoração de casa, brinquedos, artigos esportivos e produtos de higiene pessoal. Em um outro documento, a empresa diz que vai oferecer aos usuários uma moeda digital, além de NFTs.

De acordo com o Escritório de Patentes e Marcas Registradas dos EUA, Walmart apresentou sete pedidos em 30 de dezembro.

Já a Nike criou a Nikeland, uma plataforma dentro do game Roblox e em dezembro adquiriu uma startup especializada em NFTs de moda.

“Nosso plano é investir na marca RTFKT, servir e aumentar sua comunidade inovadora e criativa e estender a pegada digital e as capacidades da Nike”

Por fim, o Banco do Brasil aderiu à tendência e incluiu, no final de 2021, uma experiência virtual dentro do servidor do game GTA, que permite que o gamer abra uma conta bancária para seu personagem.

Diante desse novo cenário tecnológico, é possível perceber que as empresas estão cada vez mais dispostas a arriscar e investir no Metaverso. Assim, à medida que consumidores se familiarizam com o Metaverso e com itens em blockchain, mais varejistas vão querer criar seu próprio ecossistema.

Fonte:Investing.com

Luiz Jovelino
Luiz Jovelino
Graduando em Direito na Universidade Federal de Alagoas, experiência com estudos constitucionais. Atuou como trainee da empresa Júnior Legis. É estagiário na área de Compliance do BL Consultoria Digital.

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