Startup brasileira desenvolve satélite para projeto da SpaceX

startup brasileira

Na última quinta-feira (13), a SpaceX (empresa fundada por Elon Musk) lançou ao espaço a missão ‘Transporter-3’, enviado através do foguete ‘Falcon 9’. A missão espacial contou com 105 satélites, incluindo o primeiro satélite brasileiro a chegar na órbita da terra, o Pion-BR1. O lançamento aconteceu do Cabo Canaveral, no estado da Flórida, nos Estados Unidos

O desenvolvimento do satélite brasileiro foi realizado pela startup Pion Labs, fundada em 2019 por estudantes da Universidade Federal do ABC (UFABC) e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

O picosatélite PION-BR1 é um demonstrador de tecnologia de baixa potência que será utilizado como plataforma educacional. O artefato tem o tamanho similar ao de smartphone e espera-se que seja liberado em uma órbita de 520 quilômetros de altitude. Em todo o Brasil, estudantes poderão coletar e transmitir dados de maneira simples, rápida, efetiva e sem custo, através do satélite.

A estimativa é que cerca de R$ 500 mil foram gastos na elaboração do satélite, que suportou diversos testes da SpaceX antes de ir a bordo. Além disso, toda a sua construção levou, em média, cerca de sete meses e 90% dos componentes usados foram fabricados no Brasil. O principal objetivo da missão é que o artefato se mantenha em órbita durante dois anos, servindo também de experimento quanto à comunicação e bateria.

Sobre a startup brasileira Pion Labs

A Pion Labs é uma startup espacial brasileira localizada em São Paulo e atua com o objetivo de coletar dados para monitoramentos mais inteligentes, rápidos e de baixo custo. A startup planeja colocar outros satélites no espaço com a intenção de contribuir, por exemplo, com dados climáticos do Brasil. Sendo assim, todas as informações adquiridas pelo artefato serão enviadas aos integrantes de programas de estudo do Ministério da Ciência.

Fonte: Yahoo! Finanças e Pion labs

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Luiz Jovelino
Luiz Jovelino
Graduando em Direito na Universidade Federal de Alagoas, experiência com estudos constitucionais. Atuou como trainee da empresa Júnior Legis. É estagiário na área de Compliance do BL Consultoria Digital.
Luiz Jovelino
Luiz Jovelino
Graduando em Direito na Universidade Federal de Alagoas, experiência com estudos constitucionais. Atuou como trainee da empresa Júnior Legis. É estagiário na área de Compliance do BL Consultoria Digital.

Posts Relacionados

Fale Conosco

Categorias

Assine nossa Newsletter

Confira Mais Conteúdos