Hackers invadem sistema do STJ e sessões são suspensas

Compartilhe!

Na manhã do dia 3 de novembro, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) comunicou que sua rede de tecnologia da informação sofreu um ataque hacker durante o período da tarde, quando aconteciam as sessões de julgamento dos colegiados das seis turmas. 

ataque hacker
Hackers invadem sistema do STJ e suspende sessões

A partir disso, o presidente do tribunal acionou a Polícia Federal para a investigação do ataque cibernético, além de contar com a ajuda da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STI), que está trabalhando na recuperação dos sistemas dos serviços oferecidos pela Corte.

Como consequência, os prazos processuais foram suspensos até a próxima segunda-feira (9). Além disso, as demandas que importem em perecimento de direito (demandas urgentes, como liminares em habeas corpus) estarão centralizadas na presidência do STJ por igual prazo, sendo possível também enviar petições ao e-mail protocolo.emergencial@stj.jus.br.

Com isso, todas as sessões de julgamento, virtuais e/ou por videoconferência, foram suspensas ou canceladas até que seja restabelecida a segurança do tráfego de dados nos sistemas do STJ.

Por fim, a área de TI do STJ recomendou aos usuários – ministros, servidores, estagiários e terceirizados – que não utilizem computadores, ainda que os pessoais, que estejam conectados com algum dos sistemas informatizados da Corte, até que seja garantida a segurança do procedimento.

Fonte: STJ.

Para saber mais sobre Regulação de novas tecnologias, Proteção de Dados, LGPD, GDPR

Para mais informações ou se tiver dúvidas sobre Direito Digital, em especial acerca dos temas: Proteção de Dados (incluindo LGPD & GDPR), Aspectos Regulatórios e Compliance de novas tecnologias e regulação de criptoativos, entre em contato pelo e-mail contato@blconsultoriadigital.com.br ou fale com um Advogado online agora.

Saiba mais sobre Compliance Digital!

Sofreu um ataque hacker e precisa de assessoria jurídica?

Gostaria de agendar uma reunião? Entre em contato com um de nossos advogados agora pelo Whatsapp!

BL Consultoria e Advocacia Digital

Escritório jurídico voltado para o mundo conectado que busca auxiliar empresas e startups a desenvolverem seus projetos (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) de forma ética e eficiente com atuação especializada em Direito Digital e Análise Regulatória para novas tecnologias. Estamos localizado em dois endereços: em São Paulo-SP, na Av. Paulista, 575 – conjunto 1903 – Bela Vista, CEP 01311-911 e em Campinas-SP, na Rua Antônio Lapa, 280 – 6o andar, Cambuí. Para mais informações ou consultoria jurídica com nossos advogados, agende uma reunião pelo link ou ligue  +55 11 3090 5979.


Compartilhe!
Marcações: