Divisão de Crimes Cibernéticos é inaugurada em São Paulo

Divisão de Crimes Cibernéticos

No mês de Janeiro de 2021 foi inaugurada a Divisão de Crimes Cibernéticos (DCCIBER), que é uma estrutura para combater os crimes realizados por meios eletrônicos. 

Para receber a DCCIBER, o andar no qual ela está instalada passou por uma reforma que custou R$ 2,4 milhões. O investimento foi realizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) como parte de um acordo de cooperação, sem ônus ao Estado.

A partir disso, as instalações da Divisão de crimes cibernéticos contam com mais de 40 salas operacionais, duas salas técnicas, duas salas para arquivo, quatro banheiros, uma copa, uma sala de custódia, um saguão de recepção, um saguão de plantão e um depósito para materiais de limpeza.

Dessa maneira, a criação da nova divisão de crimes cibernéticos integra o projeto de modernização da Polícia Civil de São Paulo, estendendo para todo o território nacional as investigações dos cibercrimes, já que os delitos cometidos por meios eletrônicos utilizam a rede mundial de computadores, permitindo que os criminosos sediados em um estado façam vítimas em outras unidades federativas.

Divisão de Crimes Cibernéticos é inaugurada em São Paulo

Essa nova unidade especializada conta com 66 policiais civis entre delegados, escrivães, investigadores, agentes policiais, papiloscopista, auxiliar de papiloscopista e agentes de telecomunicações. Além disso, são apoiadas por 12 viaturas e outros 20 veículos já foram adquiridos e serão entregues no primeiro semestre do ano que vem, todas para operar na nova divisão de crimes cibernéticos.

Por fim, todos os agentes selecionados para atuar na nova Divisão de Crimes Cibernéticos possuem expertise em investigação e combate ao cibercrime, inclusive com agentes formados nos cursos de “especialização em investigação e coleta de informações” e “técnicas de investigação de crimes cometidos por meio eletrônico”, sendo, também, comandada pelo delegado-divisionário, Gaetano Vergine, cuja unidade especializada já registrou 93 boletins desde o início do seu funcionamento e atualmente possui 620 inquéritos policiais em andamento.

Anúncio da Divisão de Crimes Cibernéticos da Polícia Civil de São Paulo.

Veja abaixo o video do Governador de São Paulo sobre o anúncio da Divisão de Crimes Cibernéticos da Polícia Civil de São Paulo.

Foi vítima de Crimes Cibernéticos e precisa de assessoria jurídica?

Sofreu um golpe na internet? Gostaria de agendar uma reunião? Entre em contato com um de nossos advogados agora pelo Whatsapp ou mande um email!

BL Consultoria e Advocacia Digital

Escritório jurídico voltado para o mundo conectado que busca auxiliar empresas e startups a desenvolverem seus projetos (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) de forma ética e eficiente com atuação especializada em Direito Digital e Análise Regulatória para novas tecnologias. Estamos localizado em dois endereços: em São Paulo-SP, na Av. Paulista, 575 – conjunto 1903 – Bela Vista, CEP 01311-911 e em Campinas-SP, na Rua Antônio Lapa, 280 – 6o andar, Cambuí. Para mais informações ou consultoria jurídica com nossos advogados, agende uma reunião pelo link ou ligue  +55 11 3090 5979.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Time BL Consultoria
Time BL Consultoria
Time BL Consultoria Digital - Direito Digital e Análise Regulatória
Time BL Consultoria
Time BL Consultoria
Time BL Consultoria Digital - Direito Digital e Análise Regulatória

Posts Relacionados