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Business Model Canvas: O que é e como fazer um BMC?

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Neste texto apresentaremos brevemente sobre a importância do Modelo de Negócios e uma ferramenta chamada Business Model Canvas (BMC), comumente utilizada por startups para início e validação de seu negócio.

Índice

A importância de um bom Modelo de Negócios

A definição clássica de Modelo de Negócios (Business Model) prevê que ele descreva o rationale de como uma organização cria, entrega e captura valor. O modelo de negócios é muito importante para que os empreendedores que estão iniciando ou pensam em montar um negócio. A partir de sua construção, eles conseguem ter uma visão geral de diversos aspectos do negócio e pensar melhor em seu mercado, clientes, produto e concorrência.

Alexander Osterwalder e Yves Pigneur criaram uma ferramenta poderosa e intuitiva que ajuda a visualizar todos as faces de um novo negócio: o Business Model Canvas (ou conhecido pela sua sigla BMC). Ele é bem popular e cada vez mais, utilizado por startups para acelerar o planejamento de seu negócio, para que ela possa logo partir pra validar sua solução no mercado.

O modelo trazido pelo Business Model Canvas representa uma empresa em 9 boxes, que detalha algumas informações sobre produto/serviço, clientes, canais, criação de demanda, projeções de receitas, parceiros, recursos, atividades e estrutura de custo.

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O que é Business Model Canvas e como fazer pro negócio de sua startup

Business Model Canvas: Use o BMC para planejar o negócio de sua startup

O Modelo de Negócios Canvas, em inglês Business Model Canvas, é um diagrama formado por 9 blocos que contem a descrição das principais partes de integrantes um negócio. Esse diagrama é uma ótima ferramenta pois é visual e prático, fácil de usar. Ali pode-se colocar as ideias e hipóteses e, assim, ter informação para validar no mercado ou com seus clientes. Ele cobre todos os aspectos de um negócio: clientes, oferta, infraestrutura necessária e viabilidade financeira.

Os blocos do Business Model Canvas são divididos nas seguintes seções:

  • Proposta de Valor
  • Segmentos de Clientes
  • Relacionamento com o Consumidor
  • Canais de Distribuição
  • Atividades Fim ou Atividades Chave
  • Recursos Chaves
  • Principais Parceiros
  • Fontes de Receita ou Fluxo de Caixa
  • Estrutura de Custos

Veja abaixo um Business Model Canvas. Para baixar um Business Model Canvas com qualidade para impressão, acesse o site da Strategyzer.

Business Model Canvas
O que é Business Model Canvas e como fazer pro negócio de sua startup – Fonte: Strategyzer

A seguir detalhamos cada um dos campos do Business Model Canvas para auxiliá-los a preencher os quadros e, assim, ter uma visão geral de seu negócio.

Proposta de Valor

No quadro referente a proposta de valor, o empreendedor deve preencher qual o produto ou serviço que sua startup oferece ou gostaria de oferecer, qual seu benefício para o usuário (ou grupos de usuários ou empresas) que vão usufruir de seu produto ou serviço. Para trabalhar com produtos ou serviços inovadores, é necessário se debruçar sobre hipóteses de tipos e nichos de mercado, bem como suas vantagens competitivas. Desta forma ficaria mais próximo de se descrever uma proposta de valor para o produto ou serviço.

Segmentos de Clientes

Neste campo do Business Model Canvas, deve-se descrever quem é o cliente, pensando em quais os problemas que o produto ou serviço da startup resolve. Uma forma de se encontrar e validar o segmento de clientes é através de análise detalhada do mercado que se deseja atuar, verificar quais produtos e soluções já existem no mercado e entrevistar os possíveis clientes para o seu produto.

Pode ser que os empreendedores à frente da startup não saiba, exatamente quem são seus clientes, principalmente quando estão trabalhando com serviços e produtos inovadores. Não tem problema: Nesse campo, então, deve-se colocar o segmento de clientes hipotético.

Relacionamento com o Consumidor

Para preencher esse campo do Business Model Canvas é necessário pensar como a demanda para o produto ou serviço será formada e através de quais canais a startup deverá entrar em contato com o consumidor, seja pra apoio, assistência, relacionamento, entre outros.

Os canais de relacionamento pode ser via website da empresa, rede social (Instagram, Facebook, Linkedin… ), através de chat bot automatizado presente no site, por email, telefone e whatsapp, entre outros meios.

Canais de Distribuição

O empreendedor deverá responder a seguinte pergunta para preencher esse campo do Business Model Canvas: Como o produto será distribuído e comercializado? Nesse ponto é importante pensar também em como chegar lá – deverá ser feito muitos investimentos para que se utilize desse canal de distribuição que está se pretendendo utilizar? Quais são os possíveis parceiros para que isso seja possível?

Deve-se considerar que, no começo dos trabalhos os recursos da startup podem bem finitos. Desta forma, é importante analisar qual é o custo para que o produto ou serviço seja oferecido nesses canais.

Atividades Fim ou Atividades Chave

Os empreendedores deverão refletir nos seguintes pontos para preencher esse espaço no Business Model Canvas: Qual o produto ou serviço de sua startup? Qual sua expertise?

Normalmente a atividade fim da startup não é terceirizada e é desenvolvida dentro da startup. Isso gera mais credibilidade e segurança para o negócio, que pode ser decisivo na hora de procurar investidores para o negócio.

Recursos Chaves

Fornecedores, Commodities, Colaboradores, Canais de Venda ou de prospecção – quais são os principais recursos para operacionalizar a startup? Nessa etapa é importante tambem mapear se é necessário ter uma sede, infraestrutura e especilistas em determinadas áreas.

O levantamento dessas informações colabora para que a equipe de fundadores estime os custos principais (e fundamentais) para o negócio, além de mapear as conexões importantes para viabilização do negócio.

Principais Parceiros

Quais são as outras empresas e profissionais essenciais para a empreitada da startup? É necessária alguma parceria governamental ou de associações e fundações? O que facilitaria o trabalho da startup?

Responder a essas perguntas, utilizando o campo específico do Canvas pode ajudar a entender qual será o caminho que os empreendedores deverão trilhar (e até mesmo custos envolvidos) para conseguir tais parcerias.

Fontes de Receita ou Fluxo de Caixa

Neste ponto, o Empreendedor deverá responder as seguintes perguntas: Qual será o montante e quais serão as fontes de receita e lucros do negócio? A receita será recorrente e existe algum plano para isso?

Qual é a previsão de recebimento de recursos para pagar o dia a dia da empresa, além dos investimentos necessários para o crescimento da empresa? É necessário equipe de vendas ativa e como os líderes da empresa deverão gerenciar essa equipe?

Estrutura de Custos

Neste campo estão presente a estimativa que a empresa terá relativa a custos fixos e variáveis para viabilização do negócio, incluindo pagamento de fornecedores, parceiros, aluguel, ferramentas de software, computadores, etc.

É importante nesse campo ser prudente (afinal de contas, dinheiro não dá em árvore), mas ao mesmo tempo realista. Caso o empreendedor não tenha experiência, uma boa dica é observar startups semelhantes que estão começando a operação.

Abaixo trazemos alguns videos que vão ajudá-los a entender um pouco sobre como preencher o Business Model Canvas.

Videos que mostram o que é o Business Model Canvas

O video abaixo do Sebrae Minas explica de forma bem resumida e prática o que é o Business Model Canvas. Vale a pena conferir:

A empresa strategyzer preparou uma série de 6 videos onde mostra de maneira descontraída como montar um Business Model Canvas na prática. Nesse video, dois sócios, Beth e Carl desenvolvem uma ideia e a transformam em um grande negócio. Testei as legendas automáticas em português e são suficientes para acompanhar os videos que estão em inglês.

Episódio 1: Business Model Canvas – Indo de uma ideia de Negócio para um modelo de Negócio

Episódio 2: Business Model Canvas – Visualizando seu modelo de Negócio

Episódio 3: Business Model Canvas – Prototipando

A Importância de validar rápido a ideia como o cliente.

Episódio 4: Business Model Canvas – Navegando em seu ambiente

Episódio 5: Business Model Canvas – Provando

Episódio 6: Business Model Canvas – Contando sua história

Business Model Canvas – Download em PDF

Para fazer o Download do documento do Business Model Canvas em formato PDF para que se possa imprimir, clique aqui. Sugerimos que imprima o PDF do BMC em tamanho grande, em folha A1, e que se use post-its para preencher o Canvas com ideias.

Business Model Canvas – Referências e Livros no assunto

O livro referência para se conhecer como utilizar o Business Model Canvas é o Business Model Generation, dos inventores desse diagrama, Alexander Osterwalder e Yves Pigneur. Esse livro também teve a colaboração de mais 470 autores por todo o mundo. Leia com atenção das páginas 14 a 51. A leitura é fácil mesmo para aqueles que não tem o inglês muito afiado por conta da quantidade de figuras e formato de diagramação do livro. Clique abaixo e baixe o PDF de parte do livro, que inclui a explicação completa do Business Model Canvas.

Outro livro referência no assunto é o Startup: Manual do Empreendedor, de Steve Blank e Bob Dorf.

Para um conhecimento mais aprofundado de como criar todo o modelo de negócios e como validá-lo para sua startup, veja o curso de Steve Blank, How to Build a Startup – The Lean Launchpad.

Este artigo “O que é Business Model Canvas e como fazer pro negócio de sua startup“ foi escrito Por MSc. Thiago Pinheiro, Revisado por MSc. Graziela Brandão. Conheça o BL Consultoria Digital, acesse aqui!

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