A empresa de jogos Capcom foi vítima de um ataque de ransomware na última semana, e a empresa se recusou a pagar pelo resgate dos dados de seus usuários. Com isso, os autores do ataque liberaram as informações na rede, incluindo detalhes de 350 mil clientes e de funcionários da empresa.
Logo no início, a Capcom havia dito que nada que estava relacionado aos clientes tinha sido afetado. Porém, em novo comunicado a Capcom alega que pelo menos 350 mil clientes podem ter sido vítimas dos dados roubados, tais dados vão desde o nome, endereço, número telefone e também data de nascimento, passando também por conteúdos extremamente confidenciais, como dados financeiros e detalhes de recursos humanos, de atuais e ex-funcionários, chegando a aproximadamente 14 mil profissionais.
Outros dados mantidos reféns e que foram supostamente liberados incluem informações de empresas parceiras, detalhes de negociações, entre outros. A Capcom revela que não consegue calcular, de maneira específica, a quantidade do dano causado.
Na busca pela identificação dos responsáveis pelo ataque, o site TechCrunch reporta que a empresa foi vítima do ransomware conhecido como Ragnar Locker, no início de novembro, fazendo com que as redes internas e externas da Capcom fossem desligadas, de maneira temporária. Enquanto isso, a Capcom afirmou que já está tentando resolver todos os do prejuízos causados e vem trabalhando com autoridades locais de diversos territórios onde foi afetada, como Japão, EUA e Reino Unido. Além disso, em em sua página oficial a Capcom também oferece números de telefone para os países afetados, caso consumidores queiram telefonar para mais esclarecimentos ou resolução de problemas.
Fonte: Reuters e Techcrunch
Índice
Para Assessoria Jurídica e Adequação às leis de Proteção de Dados (Consultoria LGPD), contate agora os nossos Advogados
Para mais informações ou se tiver dúvidas sobre Direito Digital, em especial acerca dos temas: Proteção de Dados (Consultoria LGPD), Aspectos Regulatórios e Compliance de novas tecnologias, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou fale com um Advogado online agora.
BL Consultoria e Advocacia Digital
Escritório jurídico voltado para o mundo conectado que busca auxiliar empresas e startups a desenvolverem seus projetos (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) de forma ética e eficiente com atuação especializada em Direito Digital e Análise Regulatória para novas tecnologias. Estamos localizado em dois endereços: em São Paulo-SP, na Av. Paulista, 575 – conjunto 1903 – Bela Vista, CEP 01311-911 e em Campinas-SP, na Rua Antônio Lapa, 280 – 6o andar, Cambuí. Para mais informações ou consultoria jurídica com nossos advogados, agende uma reunião pelo link ou ligue +55 11 3090 5979.