Anac autoriza testes de entrega de produtos com drones para empresa parceira do iFood

Compartilhe!

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) autorizou na última semana a companhia brasileira Speedbird, que opera um sistema de aeronaves pequenas não tripuladas (sUAS, na sigla em inglês),  Esta é a primeira certificação do tipo emitida pela Agência e permite que o equipamento da empresa possa ser utilizado no serviço de entrega de alimentos, por exemplo. O iFood é uma das empresas parceiras da Speedbird e planeja, nos próximos meses, iniciar as operações com drones da Speedbird em Campinas, no interior de São Paulo. 

Anac autoriza testes de entrega de produtos com drones iFood

Os equipamentos utilizados são drones que podem ser controlados fora de alcance de visão de seus operadores, num sistema chamado de BVLOS (beyond visual line of sight). De acordo com a ANAC, os voos experimentais deverão seguir uma série de regras previstas no Regulamento Brasileiro de Aviação Civil Especial (RBAC-E) e em normativas de tráfego aéreo estabelecidas pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

A Agência também informou que o drone desenvolvido e autorizado para operações de transporte de carga é o de modelo DLV-1. A aeronave pesa aproximadamente 9 kg e pode transportar produtos de até 2kg, com velocidade de 32km/h. Por ora, os drones somente serão operados durante o dia, a uma distância máxima de 2,5 km do ponto de decolagem e uma altura máxima de 120 metros.

Anac autoriza testes de entrega de produtos com drones iFood

Durante essa fase de testes, a ANAC também estabeleceu que a Speedbird deverá informar todo e qualquer evento que resulte em acionamento da terminação dos voos, queda descontrolada ou pouso fora da zona designada num prazo de até 24 horas após a ocorrência. 

Rotas para entrega de produtos no ínicio das operações

Em nota, o iFood informou que, nesse momento, o drone não fará entregas nas janelas dos clientes. Caso não haja futuros imprevistos em decorrência da pandemia do novo coronavírus, o serviço irá funcionar inicialmente em duas rotas. Uma ligará a praça de alimentação do Shopping Iguatemi Campinas e o iFood Hub, uma estrutura dentro do empreendimento que roteiriza os pedidos. Já a outra também terá início no iFood Hub e seu destino final será um complexo de condomínios próximo ao shopping.

Para o vice-presidente de Logística do iFood, Roberto Gandolfo, esse foi um importante passo da empresa na evolução do uso de drones em operações comerciais:

Essa é uma etapa muito significativa para a evolução do uso comercial de drones. Nosso objetivo primário é utilizar o drone para trazer mais eficiência para a operação logística. Estamos confiantes na evolução que o uso desse modal combinado a inteligência artificial pode trazer para a empresa

destacou Roberto Gandolfo. 
Anac autoriza testes de entrega de produtos com drones iFood

Confira o Certificado de Autorização de voo experimental concedido pela Anac a parceira do iFood

Fonte: Reuters, O Antagonista, Anac.

Time BL Consultoria e Advocacia Digital – Direito Digital e Análise Regulatória

Esta notícia “Anac autoriza testes de entrega de produtos com drones para companhia parceira do iFood foi escrito Por Roberto Peixoto. Conheça o BL Consultoria Digital, acesse aqui!

Para Consultoria Jurídica ou Análise Regulatória, contate nossos advogados!

Para Consultoria Jurídica sobre a utilização de novas tecnologias, entre em contato com a gente!

BL Consultoria e Advocacia Digital

Escritório jurídico voltado para o mundo conectado que busca auxiliar empresas e startups a desenvolverem seus projetos (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) de forma ética e eficiente com atuação especializada em Direito Digital e Análise Regulatória para novas tecnologias. Estamos localizado em dois endereços: em São Paulo-SP, na Av. Paulista, 575 – conjunto 1903 – Bela Vista, CEP 01311-911 e em Campinas-SP, na Rua Antônio Lapa, 280 – 6o andar, Cambuí. Para mais informações ou consultoria jurídica com nossos advogados, agende uma reunião pelo link ou ligue  +55 11 3090 5979.


Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *