Série Startup Brasil: 8 Startups de Alagoas que devemos conhecer

Compartilhe!

Este é o segundo texto da Série Startup Brasil que tem o intuito de apresentar as inovações e soluções tecnológicas desenvolvidas por startups de cada estado brasileiro. Neste texto, convidamos você a conhecer as 8 startups de Alagoas selecionadas pelo nosso time por seu caráter inovador! Vamos lá?!

startups de alagoas
Série Startup Brasil: 8 Startups de Alagoas que devemos conhecer

Nem só de praias deslumbrantes vive Alagoas. O empreendedorismo tem papel central no desenvolvimento econômico dos países, por esse motivo, criar e possibilitar ambientes propícios para cultivar, estimular e apoiar os empreendedores é de suma importância, principalmente no que tange à geração de empregos e mobilidade social.

A seguir, confira quem são os atores do ecossistema inovador de Alagoas, bem como as startups que se destacam na região.

Sururu Valley: O ecossistema de startups de Alagoas

Como movimento que veio para alavancar as startups de Alagoas, nasceu o Sururu Valley, como é denominado o ecossistema localizado no estado, voltado ao fomento da ciência, tecnologia e inovação, sendo esse um movimento formado por empresários, empreendedores, investidores, pesquisadores, acadêmicos, atores do poder público e parceiros.

No estado de Alagoas, o ecossistema empreendedor é formado por alguns órgãos e entidades, como é o caso do SEBRAE, que desenvolve ações para fortalecer os pequenos negócios locais. Ainda, é possível observar a expressividade das instituições de ensino, tais como CESMAC, UNIT, IFAL e, em especial, a Universidade Federal Alagoas (UFAL), que possui em seu corpo discente alguns dos responsáveis pela criação de startups que geram desenvolvimento científico e tecnológico. Como exemplo, temos o projeto que será exposto mais adiante, denominado de “Supercash”, que é destaque no Nordeste desde 2019.

Compondo, ainda, o ecossistema empreendedor de Alagoas encontramos alguns “Coworkings”, que estão crescimento bem rápido no Estado. Os mais conhecidos estão situados na capital, Maceió, são eles: “Rather Coworking”, “Embrião Coworking”, “K+ Soluções Empresariais”.

A seguir, confira a nossa lista com as startups de Alagoas que selecionamos para você conhecer!

Startups de Alagoas que você deve conhecer

startups de alagoas
Startups de Alagoas que você deve conhecer

AYNA TECH

A Startup AYNA TECH trabalha com o desenvolvimento de soluções em hardware para atender necessidades específicas dos clientes, realizando toda a cadeia produtiva, desde a concepção da solução, fabricação e montagem, como também a certificação e homologação.

BIGÚ

A startup alagoana BIGÚ oferece um serviço de mobilidade urbana de forma simples, prática e eficiente que proporciona aos usuários, inclusive os de baixa renda, a sua utilização através de um fantástico sistema de bonificação, fazendo com que pessoas possam se deslocar de um lugar para o outro de forma confortável e acessível sendo vantajoso para motorista e passageiro.

DOITY

A DOITY é uma startup de Alagoas especializada em facilitar a gestão de eventos, oferecendo soluções que reduzem o esforço e tempo na organização e permite que organizadores foquem no que realmente importa: a qualidade do evento.

ILHASOFT

A Startup de Alagoas ILHASOFT nasceu em 2012, com o propósito de otimizar serviços e causar impacto social por meio de tecnologias inteligentes e intuitivas que se adequem às necessidades de organizações dos mais variados segmentos.

startups de alagoas
Série Startup Brasil: 8 Startups de Alagoas que devemos conhecer

HAND TALK

A HAND TALK é uma startup alagoana que realiza tradução digital e automática para a Língua Brasileira de Sinais, por meio de dois produtos principais: Seu ‘Tradutor de Sites’ traz acessibilidade digital em Libras para a comunidade surda e seu ‘Aplicativo’ quebra a barreira de comunicação que há entre ela e os ouvintes.

IGABARITEI

A startup IGABARITEI desenvolveu uma plataforma para atender instituições de ensino que aplicam provas e simulados e necessitam de otimização na correção dos mesmos. Ela se destaca entre as startups de Alagoas com sua solução do tipo Edtech.

SUPERCASH

A startup SUPERCASH realiza cadastro de notas fiscais no App e recebimento de cashback em produtos e serviços recorrentes, como supermercados, farmácias e postos de combustível. A Fintech foi criada pelo doutor em computação da Ufal, Leandro Sales, recebeu um aporte de R$ 1,25 milhão da agência para alavancar seu desenvolvimento, sendo a única vencedora do Nordeste em edital que investiria tal quantia.

TRAKTO

A Startup TRAKTO possui 23 funcionários e tem projeção para chegar a 50 colaboradores em 2020. Possui como principais áreas o atendimento, design, marketing e vendas. Sendo assim para atrair profissionais do interior de Alagoas e de outros estados, a Trakto defende respectivamente políticas de alojamento e a qualidade de vida por custos menores de Maceió. Além disso, a Trakto trás um novo conceito em criação, publicação e transformação de ideias em visuais a partir de seu editor online. A principal concorrente da Trakto é o unicórnio australiano Canva.

Time BL Consultoria Digital – Direito Digital e Análise Regulatória

Este artigo “Série Startup Brasil: 7 Startups de Alagoas que devemos conhecer foi escrito Por MSc. Graziela Brandão, Sócia Fundadora do BL Consultoria Digital e Luiz Ramalho que é Graduando de Direito da Universidade Federal de Alagoas, trainee da empresa júnior (Júnior Legis), membro do grupo de estudos constitucionais. É estagiário na área de Compliance Digital do BL Consultoria Digital.

Conheça o BL Consultoria Digital, acesse aqui!

Para Consultoria Jurídica, Elaboração de Contratos para startups e Análise Regulatória, consulte nossos advogados

Para Análise Regulatória setorial, elaboração de Políticas de Compliance, incluindo Compliance DigitalPolítica de KYC/KYE, Código de Ética e Conduta, Assessoria Jurídica em Privacy by design, ou ainda, para elaboração de Termos de Uso e Política de Privacidade, para aplicativos, software ou site de sua empresa, entre em contato com a gente pelo e-mail contato@blconsultoriadigital.com.br ou fale com um Advogado online agora.

BL Consultoria e Advocacia Digital

Escritório jurídico voltado para o mundo conectado que busca auxiliar empresas e startups a desenvolverem seus projetos (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) de forma ética e eficiente com atuação especializada em Direito Digital e Análise Regulatória para novas tecnologias. Estamos localizado em dois endereços: em São Paulo-SP, na Av. Paulista, 575 – conjunto 1903 – Bela Vista, CEP 01311-911 e em Campinas-SP, na Rua Antônio Lapa, 280 – 6o andar, Cambuí. Para mais informações ou consultoria jurídica com nossos advogados, agende uma reunião pelo link ou ligue  +55 11 3090 5979.


Compartilhe!
Marcações: