A empresa de software para design gráfico Canva Inc. fez mais uma captação de capital privado. Nesta rodada de investimento, a startup recebeu aporte 60 milhões de dólares. Com esse fato e por conta de seu rápido crescimento, a startup australiana Canva quase dobrou o seu valuation, que era de 3,2 bilhões de dólares no ano passado e já está com valor estimado de mercado de 6 bilhões de dólares. Hoje, a startup que tem sede em Sydney, capital Australiana, é o negócio de tecnologia privada mais valioso da Austrália,o maior unicórnio australiano.
Startup Canva – Aporte e expansão
A atual rodada de investimentos da Startup Canva, que captou 60 milhões de dólares, foi liderada pela Blackbird Ventures e Sequoia China, além da participação de General Catalyst Partners, Felicis Ventures e Bond, conforme explicou o diretor de operações Cliff Obrecht em entrevista.
O Canva planeja usar o capital do investimento que acaba de ocorrer para expandir recursos que permitem aos usuários colaborar no trabalho em tempo real. Anteriormente, a startup levantou mais de 250 milhões de dólares em financiamento, de acordo com o PitchBook Data.
Sobre o Unicórnio Australiano, a startup Canva
O Canva foi co-fundado em 2012 pela CEO Melanie Perkins, Obrecht e Cameron Adams e lançado no ano seguinte. Seu site e aplicativos ajudam pessoas e empresas a criar banners, logotipos, gráficos de mídia social, landing pages, videos, infográficos e apresentações e facilitam muito o processo de criação e prototipação de arte.
O Canva opera como modelo freemium, com algumas opções disponíveis gratuitamente e outras disponíveis mediante pagamento. Ela também tem um negócio empresarial em pleno crescimento, trabalhando com empresas como Hubspot Inc., Warner Music Group, Skyscanner Ltd. e American Airlines Group Inc. Atualmente, possui mais de 1,5 milhão de assinantes pagantes, disse Obrecht. O Canva, que tem mais de 30 milhões de usuários ativos mensais, adquiriu sites de conteúdo gratuito Pexels e Pixabay no ano passado, adicionando mais de 1 milhão de fotos, vetores e ilustrações em sua plataforma, conforme informa seu site.
“Agora você pode ter centenas de pessoas trabalhando ao mesmo tempo”, disse Obrecht. Um dos principais recursos lançados pelo Canva durante a pandemia do Covid-19 é um recurso de brainstorming. “Isso meio que substitui todos [os aplicativos e sites] que estão em volta de um quadro branco e colocando notas adesivas para ter uma idéia”, disse ele. “Fizemos uma versão digital disso. O recurso de colaboração simultânea está decolando. ”
Fonte: Adaptado de Bloomberg, Canva e Techcrunch pelo time BL Consultoria Digital.