Stablecoins: Presidente da SEC afirma que há riscos para investidores

Stablecoins

O presidente da SEC, Gary Gensler, afirmou que não apoia as stablecoins criptomoedas pareadas em algum ativo estável ou cesta de ativos, de modo a controlar a volatilidade. Gesnsler descreve a criptomoeda, cujo valor é frequentemente indexado ao dólar americano, como um perigo para os investidores com viabilidade duvidosa a longo prazo.

Os proponentes, responsáveis pelas stablecoins, dizem que os stablecoins oferecem uma reserva de valor mais confiável do que outros tokens sujeitos a grandes oscilações de preços, o que facilitaria a negociação em trocas de criptografia e poderia transformar o processamento de pagamentos para os consumidores comuns. 

Entretanto, alguns especialistas temem que os emissores não consigam manter garantias suficientes para os ativos, colocando em risco a estabilidade do sistema financeiro na ausência de regulamentação.

Stablecoins: Prceisa de Assessoria para elaboração da Política de Prevenção e Combate à Fraude e Corrupção?

Gary Gensler, que tem agido agressivamente para impor restrições mais duras às empresas que trabalham com criptoativos, questionou se os ativos digitais serão uma alternativa duradoura à moeda pública.

“Esses stablecoins estão agindo quase como fichas de pôquer no cassino agora”, disse Gensler durante uma entrevista ao “Washington Post Live”. Sem uma supervisão mais forte, o principal regulador de Wall Street disse: “as pessoas se machucam”.

No início deste mês, a Coinbase, a maior bolsa de criptomoedas dos EUA, revelou que a SEC a ameaçou com uma ação judicial se prosseguisse com o lançamento de um programa que permitiria aos investidores em stablecoins ganhar juros sobre suas participações. Poucos dias após anunciar que os investidores poderiam obter um rendimento de 4 por cento ao ano, a empresa abandonou o projeto.

Tesouro discute sobre Stablecoins

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, convocou os principais reguladores financeiros em julho para discutir stablecoins. Um relatório do grupo é esperado nas próximas semanas.

Fonte: Washington Post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Luiz Jovelino
Luiz Jovelino
Graduando em Direito na Universidade Federal de Alagoas, experiência com estudos constitucionais. Atuou como trainee da empresa Júnior Legis. É estagiário na área de Compliance do BL Consultoria Digital.
Luiz Jovelino
Luiz Jovelino
Graduando em Direito na Universidade Federal de Alagoas, experiência com estudos constitucionais. Atuou como trainee da empresa Júnior Legis. É estagiário na área de Compliance do BL Consultoria Digital.

Posts Relacionados

Fale Conosco

Categorias

Assine nossa Newsletter

Confira Mais Conteúdos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *