A empresa de segurança digital, PSafe, realizou um estudo no qual identificou que 98% de 2.400 sites corporativos brasileiros analisados possuem risco médio de sofrer um ciberataque. A avaliação sobre as páginas nacionais foi feita com o dfndr enterprise, que detecta ameaças e brechas de segurança com inteligência artificial.
Outros riscos identificados no estudo aplicado em 2.400 sites:
- 90% apresentam risco leve de invasão;
- 25% apresentam nível alto;
- 2% apresentam nível crítico.
Com o dfndr enterprise, a PSafe descobriu um dos maiores incidentes de segurança da história do país: a exposição de mais de 400 milhões de dados em site público. Segundo especialistas da empresa, trata-se de um compilado de outros vazamentos.
A importância da Cibersegurança para empresas brasileiras
O Brasil está entre os países que mais sofrem ciberataques e por isso, a recomendação às empresas é de que implementem projetos internos a fim de reforçar a segurança dos seus dados, principalmente após encontrar uma falha na segurança. Outra problemática é que muitas empresas ainda não iniciaram o seu Plano de Ação do Projeto de Implementação e Adequação à LGPD, essa adequação é essencial para demonstrar o comprometimento da empresa com a implementação dos padrões de Compliance e, consequentemente, com os padrões éticos relacionados à utilização, tratamento e segurança dos dados.
Fonte: Consumidor Moderno, Yahoo e Canaltech