Governo do estado de São Paulo lança RG digital

Compartilhe!

Para facilitar a necessidade de identificação de pessoas que buscam serviços durante o atual período de emergência em saúde pública ocasionado pela pandemia do novo coronavírus, o governo do estado de São Paulo juntamente com a Polícia Civil Estadual anunciaram hoje (11/08) o lançamento do novo RG Digital. O documento, que pode substituir sua versão física para fins de identificação, também será destinado para a abertura e validação de transações policiais a serem realizadas pela internet. A companhia IIRGD é que emitirá a identificação, utilizando a tecnologia criada pela Valid SA. 

rg digital
Governo do estado de São Paulo lança RG digital

Em portaria publicada no Diário Oficial do Estado, a Polícia Civil anunciou que a ferramenta servirá para atestar a identidade do usuário para a inclusão de provas como fotos, vídeos e imagens em inquéritos policiais. O Departamento de Inteligência da Polícia Civil (Dipol) ressaltou ainda que vítimas de crimes de violência doméstica poderão utilizar o aplicativo para o envio de documentos, cartas, vídeos e imagens que serão inseridas em rotinas eletrônicas de Polícia.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Polícia Civil de São Paulo, em abordagens policiais, a RG Digital deverá ser aceita como se fosse o documento físico. O policial poderá, inclusive, verificar sua autenticidade via celular.

Somente usuários que possuem um RG emitido a partir de fevereiro de 2014 poderão ter acesso à ferramenta pois o cadastro na plataforma exige o escaneamento do QR Code presente no verso dos RGs que foram expedidos a partir dessa data. Após a leitura do código, o cidadão deverá passar por um mecanismo de reconhecimento facial para que possa emitir o documento. A ferramenta está disponível de forma gratuita tanto para usuários do sistema IOS quanto para Android.

2ª Via do RG: na solicitação é possível pedir seu RG Digital

O governo de São Paulo anunciou ainda que o cidadão que solicitar segundas vias da carteira de identidade ou primeiras vias para menores de idade, de forma física, diretamente nos postos do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD) e unidades do Poupatempo, já poderá gerar imediatamente seu RG Digital. Nesses casos é necessário que o solicitante já tenha suas informações na base de dados biométrica do IIRGD.

O usuário também poderá solicitar por meio do app a 2ª via da Carteira de Identidade impressa. Para isso, deverá seguir os seguintes passos:

a. Insira o número do RG e e-mail válido para contato

b. Selecione o local para retirar a 2ª via do RG Físico

c. Comprove sua identidade e prova de vida através do reconhecimento facial no próprio aplicativo

d. Siga as orientações de pagamento que serão enviadas no e-mail indicado

e. Retire seu documento físico presencialmente no ponto escolhido após 10 dias uteis, apresentando a GARE devidamente paga.

Para pagar a taxa de segunda via do RG, o solicitante deve seguir as instruções para geração da DARE de pagamento, enviadas para um e-mail, após a solicitação do documento pelo aplicativo. Depois disso, deve acessar o link e seguir com as instruções.

São Paulo lança RG digital: Confira no Diário Oficial do Estado

Para acessar o Diário Oficial do Estado de São Paulo que contém a publicação referente ao RG Digital, acesse o link.

Time BL Consultoria e Advocacia Digital – Direito Digital e Análise Regulatória

Esta notícia “Governo do estado de São Paulo lança RG digital para serviços policiais por meios eletrônicos foi escrito Por Roberto Peixoto. Conheça o BL Consultoria Digital, acesse aqui!

Para Análise Regulatória, Parecer Jurídico e Compliance Digital, contate um Advogado

Para mais informações sobre Assessoria Jurídica para implementação de Compliance Digital ou para falar com um advogado para Compliance, entre em contato conosco pelo e-mail contato@blconsultoriadigital.com.br.

BL Consultoria e Advocacia Digital

Escritório jurídico voltado para o mundo conectado que busca auxiliar empresas e startups a desenvolverem seus projetos (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) de forma ética e eficiente com atuação especializada em Direito Digital e Análise Regulatória para novas tecnologias. Estamos localizado em dois endereços: em São Paulo-SP, na Av. Paulista, 575 – conjunto 1903 – Bela Vista, CEP 01311-911 e em Campinas-SP, na Rua Antônio Lapa, 280 – 6o andar, Cambuí. Para mais informações ou consultoria jurídica com nossos advogados, agende uma reunião pelo link ou ligue  +55 11 3090 5979.


Compartilhe!