Resolução BCB 81/2021: BACEN altera regras para autorização e prestação de serviços de pagamentos

RESOLUÇÃO BCB 81 2021 1

O Banco Central publicou, no dia 25 de março de 2021, a Resolução BCB 81/2021 que trata dos processos de autorização relacionados ao funcionamento das instituições de pagamento e à prestação de serviços de pagamento por parte de outras instituições autorizadas a funcionar pelo BACEN.

Autorização para o funcionamento das instituições

O artigo 1º da resolução 81/2021 define sobre todos processos necessários para a autorização de instituições de pagamento, bem como sobre as prestações de serviços de pagamentos realizados por outras instituições que estão autorizadas pelo BACEN.

Dito isto, temos, no art. 2º, que esses requisitos estão atrelados à capacidade financeira que os controladores possuem, seja ela de forma isolada ou conjuntamente, sendo que essa capacidade necessita está em compatibilidade com o capital necessário para a estruturação e operação da instituição, assim como por qualquer evento que vier a ocorrer no mercado.

Pensando no combate à lavagem de dinheiro, faz-se necessário verificar se a origem dos recursos que são utilizados na integralização do capital social, na aquisição de controle e de participação qualificada são lícitas. 

Outro ponto que foi posto como importante diz respeito à sustentabilidade do modelo de negócio do empreendimento, assim como a compatibilidade da infraestrutura de tecnologia da informação com a complexidade e os riscos do negócio, e a verificação da estrutura de governança corporativa, análises de riscos ao negócio e se os administradores, controladores possuem reputação ilibada, dentre outros.

RESOLUÇÃO BCB 81 2021 1
Resolução BCB 81/2021 – BACEN altera regras para autorização e prestação de serviços de pagamentos

Outros Fatores a serem considerados

Quando houver a comprovação do que foi estabelecido no artigo 2º, I – “capacidade econômico-financeira dos controladores, de forma isolada ou em conjunto, compatível com o capital necessário à estruturação e à operação da instituição, bem como às contingências decorrentes da dinâmica do mercado“, o BACEN poderá considerar o patrimônio líquido da pessoa jurídica interessada na autorização, a obtenção de lucro recorrente realizado nos últimos cinco anos e outras situações que ficam à critério da autarquia.

Além disso, a pessoa jurídica que estiver interessada na autorização deve elaborar e manter à disposição do Banco Central do Brasil um plano de negócios atualizado, sendo que tal plano contemplará todas as modalidades de serviços de pagamento a serem prestados.

Por fim, fica a critério do Banco Central do Brasil, a qualquer tempo, exigir antes ou depois da expedição das autorizações disciplinadas na Resolução, a apresentação, no todo ou em parte, do plano de negócios. Sendo comprovado o requisito relacionado à compatibilidade da infraestrutura de tecnologia da informação, o Banco Central do Brasil poderá requerer certificação técnica emitida por empresa qualificada independente.

Para acessar a RESOLUÇÃO BCB 81/2021

Para ler a RESOLUÇÃO BCB 81/2021 na íntegra, acesse o site do BACEN, através do link.

Para Assessoria Jurídica para Fintech, contate nossos Advogados especialistas

Para mais informações ou se tiver dúvidas sobre Aspectos Regulatórios e Compliance para Fintechs: Assessoria Jurídica BACEN e COAF, Análise Regulatória CVM, Análise de Risco KYC/KYE, Due Diligence GAFI/FATF e Compliance PLDFT (Prevenção a Lavagem de Dinheiro e Financiamento ao terrorismo – AML – AntiMoney Laundering), entre em contato pelo e-mail [email protected]  ou fale com um Advogado online agora.

BL Consultoria e Advocacia Digital

Escritório jurídico voltado para o mundo conectado que busca auxiliar empresas e startups a desenvolverem seus projetos (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) de forma ética e eficiente com atuação especializada em Direito Digital e Análise Regulatória para novas tecnologias. Estamos localizado em dois endereços: em São Paulo-SP, na Av. Paulista, 575 – conjunto 1903 – Bela Vista, CEP 01311-911 e em Campinas-SP, na Rua Antônio Lapa, 280 – 6o andar, Cambuí. Para mais informações ou consultoria jurídica com nossos advogados, agende uma reunião pelo link ou ligue  +55 11 3090 5979.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Time BL Consultoria
Time BL Consultoria
Time BL Consultoria Digital - Direito Digital e Análise Regulatória
Time BL Consultoria
Time BL Consultoria
Time BL Consultoria Digital - Direito Digital e Análise Regulatória

Posts Relacionados

Fale Conosco

Categorias

Assine nossa Newsletter

Confira Mais Conteúdos