Na última segunda-feira, 25, a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), através de sua diretora Miriam Wimmer, em seminário sobre LGPD promovido pelo TCU, informou que já recebeu 116 notificações de incidentes de dados entre janeiro e outubro deste ano.
ANPD já recebeu 116 notificações de incidentes de dados
De acordo com a executiva, o órgão já recebeu 392 reclamações que necessitam de algum tipo de ação de fiscalização, além de 116 notificações de incidentes de dados no período, tendo agosto como o mês em que os casos dispararam, saltando de 10 notificações mensais para 26.
Destaca-se que uma forma de avaliar a atual situação é verificando a quantidade de demandas que chegam à Ouvidoria: entre janeiro e outubro foram 2.930 demandas, das quais 547 denúncias de titulares geraram alguma ação de fiscalização.
Ainda de acordo com Miriam, a média mensal da ANPD é de 293 demandas: “Em agosto, no entanto, quando as sanções entraram em vigor, houve um pico de 627 demandas”, disse, completando que a estrutura da organização ainda é “muito pequena face ao tamanho do desafio.” Além disso, até o momento, apenas duas servidoras fazem parte do corpo de colaboradores da Ouvidoria.
Fonte: OlharDigital