Investimentos em startups brasileiras batem record em 2021

No início de outubro, a plataforma de inovação Distrito revelou que 2021 bateu um novo recorde referente ao investimento de Capital de Risco Corporativo (CRC) em startups brasileiras. De acordo com o estudo desenvolvido pela plataforma, foram investidos mais de 622 milhões de dólares no setor das empresas nascentes neste ano, o que representa três vezes mais que o valor investido em 2020.

Além disso, 70% dos investimentos mapeados ocorreram nos estágios iniciais do ciclo de vida das startups, como rodadas de investimentos em sementes e pré-sementes. Foi observado também que os setores de finanças, varejo, tecnologia, serviços e saúde receberam a maior parcela dos investimentos.

Segundo a pesquisa, a liquidez do mercado e a mudança de comportamento dos consumidores durante a pandemia, bem como das empresas que identificam a aceleração do crescimento decorrente dos investimentos em outras empresas, foram os principais fatores desse boom no mercado das startups.

Com a pandemia e a recessão econômica global, o ressurgimento do CVC (capital de risco corporativo) era esperado. Em situações adversas, a tendência natural seria que as empresas se concentrassem em seu core business, na tentativa de se protegerem de potenciais problemas econômicos. No entanto, ao contrário das expectativas, a CVC tem mostrado sua resiliência no ecossistema de capital de risco mais tradicional. Cada vez mais as grandes empresas entendem que o relacionamento próximo com as startups é um recurso estratégico e fundamental para a sua transformação digital

Bruno Pina, chefe de inovação do Distrito.

Fonte: Leaders League

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Jaqueline Martins
Jaqueline Martins
Graduanda em Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas com formação técnica em informática e experiência em pesquisa acadêmica na área de Ciberjornalismo. É voluntária no projeto de extensão Memoráveis Alagoas e estagiária na área de Comunicação e Marketing Digital do BL Consultoria Digital.
Jaqueline Martins
Jaqueline Martins
Graduanda em Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas com formação técnica em informática e experiência em pesquisa acadêmica na área de Ciberjornalismo. É voluntária no projeto de extensão Memoráveis Alagoas e estagiária na área de Comunicação e Marketing Digital do BL Consultoria Digital.

Posts Relacionados

Fale Conosco

Categorias

Assine nossa Newsletter

Confira Mais Conteúdos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *