Na última terça-feira (17), o Ministério da Saúde informou que as plataformas Conecte SUS, e-SUS Notifica e SI-PNI estavam em manutenção corretiva. Segundo informações, o Departamento de Informática do SUS (Datasus) identificou uma tentativa de acesso indevido da plataforma.
O Órgão emitiu comunicado afirmando que para resguardar as informações, os acessos foram suspensos até que toda a análise seja realizada. Entretanto, a manutenção não causou impacto nos dados das plataformas.
Em sua conta oficial no Twitter, o Ministério da Saúde comunicou que a previsão de retorno das plataformas será até o final de terça-feira. Confira o comunicado do Ministério da Saúde:
Outras tentativas de invasão
É importante lembrarmos que não é a primeira vez que o Ministério é alvo de invasões, visto que, ainda em dezembro do ano passado, um ataque cibernético comprometeu os sistemas e-SUS Notifica, Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), ConecteSUS e funcionalidades como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital.
Na ocasião, o grupo Lapsus$ assumiu a autoria do ataque hacker. Na época do ataque, quando os usuários que tentavam acessar os sites afetados se depararam com a seguinte mensagem: “Você sofreu um ransomware. Os dados dos sistemas foram copiados e excluídos. 50 TB de dados está em nossas mãos. Nos contate caso queiram o retorno dos dados”, horas depois, todas as mensagens haviam sumido.
Posteriormente, o Ministério da Saúde anunciou que não houve perda de informações e que todos os dados foram recuperados com sucesso. Bem como, o restabelecimento de todos os sistemas afetados por conta do ciberataque.
Fonte: Security Report