Grindr: Autoridade de Proteção de Dados da Noruega promete multar o aplicativo por vazamento de dados

Aplicativo Grindr

Na última segunda-feira (25), a Autoridade de Proteção de Dados da Noruega reportou que poderia multar o aplicativo Grindr, aplicativo de namoro gay mais popular do mundo, em 100 milhões de coroas norueguesas, ou cerca de 11,7 milhões de dólares, por divulgar ilegalmente detalhes privados sobre seus usuários para empresas de publicidade.

A partir disso, a agência norueguesa disse que o aplicativo Grindr transmitiu as localizações precisas dos usuários, os códigos de rastreamento do usuário e o nome do aplicativo para pelo menos cinco empresas de publicidade, essencialmente marcando indivíduos como LGBTQ, porém sem obter o devido consentimento explícito, em violação da legislação europeia de protecção de dados.

Grindr compartilhou dados com plataforma digital

Dessa maneira, o Grindr compartilhou os detalhes privados dos usuários com a MoPub, a plataforma de publicidade móvel do Twitter, que pode, por sua vez, compartilhar dados com mais de 100 parceiros, de acordo com a decisão da agência. Dessa maneira, o, chefe do departamento internacional da Autoridade de Proteção de Dados da Noruega, Tobias Judin, disse que as práticas de mineração de dados do Grindr não violavam apenas os direitos de privacidade europeus, mas também poderiam colocar os usuários em sério risco em países, como Catar e Paquistão, onde atos sexuais consensuais entre pessoas do mesmo sexo são ilegais.

A multa vem um ano após grupos europeus, sem fins lucrativos, apresentarem queixas contra o Grindr e seus parceiros de publicidade com reguladores de proteção de dados. Sendo assim, em testes em janeiro passado, o The New York Times descobriu que a versão Android do aplicativo Grindr compartilhava informações de localização tão precisas que localizavam repórteres na lateral do prédio em que estavam sentados. Já em abril passado, o Grindr reformulou seu processo de consentimento do usuário.

Por fim, a agência norueguesa disse que está investigando se as empresas de publicidade que receberam detalhes dos usuários do Grindr também violaram a lei europeia de proteção de dados. Ainda de acordo com os especialistas em privacidade, a decisão teria ampla repercussão que iriam além dos aplicativos de namoro, com o Grindr.

Grindr
Grindr: Autoridade de Proteção de Dados da Noruega promete multar o aplicativo por vazamento de dados

Fonte: New York Times – Grindr is fined $11.7 million under European privacy law – 25 de Janeiro de 2021

Para Assessoria Jurídica e Adequação às leis de Proteção de Dados (Consultoria LGPD em pequenas empresas), contate agora os nossos Advogados

Para mais informações ou se tiver dúvidas sobre Direito Digital, em especial acerca dos temas: Proteção de Dados (Consultoria LGPD),  Aspectos Regulatórios e Compliance de novas tecnologias, entre em contato pelo e-mail [email protected]  ou fale com um Advogado online agora.

Conheça nossos Serviços em Privacidade e Proteção de Dados e Compliance Digital:

  • Assessoria para Mapeamento de Dados (Data Mapping)
  • Assessoria para Mapeamento de Legislação Setorial
  • Análise Regulatória da Coleta de Dados
  • Revisão e Elaboração de Políticas de Privacidade
  • Assessoria de Implementação de Garantia e Direitos de Usuários
  • Revisão e Adequação de Contratos
  • Assessoria jurídica para realização de transferência internacional de dados
  • Política de Segurança da Informação (PSI)
  • Plano de Respostas a Incidentes
  • Relatório de Impacto a Proteção de Dados (DPIA – Data Protection Impact Assessment)

BL Consultoria e Advocacia Digital

Escritório jurídico voltado para o mundo conectado que busca auxiliar empresas e startups a desenvolverem seus projetos (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) de forma ética e eficiente com atuação especializada em Direito Digital e Análise Regulatória para novas tecnologias. Estamos localizado em dois endereços: em São Paulo-SP, na Av. Paulista, 575 – conjunto 1903 – Bela Vista, CEP 01311-911 e em Campinas-SP, na Rua Antônio Lapa, 280 – 6o andar, Cambuí. Para mais informações ou consultoria jurídica com nossos advogados, agende uma reunião pelo link ou ligue  +55 11 3090 5979.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Time BL Consultoria
Time BL Consultoria
Time BL Consultoria Digital - Direito Digital e Análise Regulatória
Time BL Consultoria
Time BL Consultoria
Time BL Consultoria Digital - Direito Digital e Análise Regulatória

Posts Relacionados

Fale Conosco

Categorias

Assine nossa Newsletter

Confira Mais Conteúdos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *