Ataques cibernéticos sobem com a difusão do home office

Compartilhe!

A equipe da empresa de cibersegurança e antivirus Kaspersky apresentou durante uma conferência online os resultados de como estão acontecendo os ataques cibernéticos, neste momento de pandemia em que muitas pessoas passaram a trabalhar de suas casas (home office). A conferência foi conduzida por Vitaly Kamluk, Diretor da Kaspersky APAC Research Group. A seguir, destacamos alguns pontos ressaltados nessa conferência, de acordo com o blog Gadget Guy.

ataques ciberneticos
Figura: Ataques cibernéticos sobem com a difusão do home office

Como permanecer em segurança trabalhando remotamente durante uma pandemia, fazendo uso de computadores do trabalho em casa?

Alguns profissionais estão utilizando o PC da empresa, que trouxeram pra sua casa, e estão trabalhando remotamente em home office. Os PCs utilizados contam, geralmente, com algum tipo de suporte e atualização central proporcionado pela empresa. Quanto mais tempo a quarentena continuar, e os trabalhadores ficarem longe de seus escritórios, mais os computadores podem ficar desatualizados com relação ao que seria ideal, principalmente com relação a patches de segurança. É sugerido que se converse com o administrador do sistema de sua empresa para ver como manter o computador sempre atualizado.

Muitas empresas abriram o acesso à área de trabalho remota dos computadores de seus colaboradores que estão trabalhando remotamente, ou acesso remoto ao servidor via RDP (área de trabalho remota), FTP (protocolo de transferência de arquivos) ou similar. Isso está, de certa forma, errado e seria melhor utilizar uma ferramenta como o Microsoft OneDrive seguro, semelhante à nuvem, para compartilhar arquivos, ou alguma outra solução confiável para compartilhamento de arquivos remotos.

As empresas precisam aumentar os planos de resposta, de conscientização e de ação. Deveriam ser mais vigilantes, pois o elo mais fraco, neste caso, é um computador que está na casa do colaborador, e ele pode comprometer a rede de todo o escritório. O ideal seria insistir em recomendar logins com autenticação 2FA ou com dados biométricos, além de cultivar o bom hábito de alterar as senhas regularmente. Todo o acesso a uma rede corporativa deveria ser por meio de uma VPN – seja por um PC ou dispositivo móvel.

Ameaças comuns de ataques cibernéticos: Malwares e Email Scams

Conforme destacou a empresa Kaspersky nesta conferência, os ataques cibernéticos e ameaças cresceram nesse período de quarentena. Com diversos colaboradores em casa, as empresas se vêem com vulnerabilidades para eventuais ataques. Ela destaca que as ciberameaças cresceram muito do final de Fevereiro deste ano até os dias de hoje, de acordo com os números de seu antivirus.

E também surgiram novos Malwares que exploram o nome Covid-19 ou coronavirus. Veja as imagens dos gráficos abaixo (Fonte: Kaspersky)

Além disso, alguns tipos de Email Scams foram especialmente destacados: Reembolso de Dinheiro, Promessa de Vacina, Determinações Governamentais. Por conta da fragilidade emocional que pode estar passando muitas pessoas nesse momento, devido a Pandemia, ou mesmo distração, os criminosos se aproveitam e utilizam essas táticas ilegais para obter dados das vítimas. Um clique em um link malicioso pode comprometer até mesmo a rede da empresa, dependendo o nível de segurança, política da empresa e da implementação do ataque malicioso. É melhor tomar cuidado.

ataques ciberneticos
ataques ciberneticos

Fonte: Gadget Guy

Para Assessoria Jurídica sobre Ataques Cibernéticos ou Compliance Digital

Para mais informações ou se tiver dúvidas sobre Direito Digital, em especial acerca dos temas: Proteção de Dados (LGPD & GDPR), Aspectos Regulatórios e Compliance de novas tecnologias e regulação de criptoativos, entre em contato pelo e-mail contato@blconsultoriadigital.com.br ou fale com um Advogado online agora.

BL Consultoria e Advocacia Digital

Escritório jurídico voltado para o mundo conectado que busca auxiliar empresas e startups a desenvolverem seus projetos (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) de forma ética e eficiente com atuação especializada em Direito Digital e Análise Regulatória para novas tecnologias. Estamos localizado em dois endereços: em São Paulo-SP, na Av. Paulista, 575 – conjunto 1903 – Bela Vista, CEP 01311-911 e em Campinas-SP, na Rua Antônio Lapa, 280 – 6o andar, Cambuí. Para mais informações ou consultoria jurídica com nossos advogados, agende uma reunião pelo link ou ligue  +55 11 3090 5979.


Compartilhe!