Pular para o conteúdo

Facebook comunica descontinuação de quatro funções que utilizam rastreamento em tempo real

Facebook comunica descontinuação de serviços de rastreamento para quatro recursos
Facebook comunica descontinuação de serviços de rastreamento para quatro recursos

O Facebook anunciou mais uma novidade sobre as suas atividades na internet. A empresa está descontinuando vários serviços que rastreiam a localização do usuário em tempo real – incluindo amigos próximos, alertas meteorológicos, histórico de localização e localização em segundo plano – devido ao baixo uso. Em uma notificação enviada para pessoas que usaram o recurso no passado, o Facebook diz que deixará de coletar dados associados a esses recursos em 31 de maio e limpará todos os dados armazenados em 1º de agosto.

Muitos usuários estão recebendo mensagens do Facebook em suas caixas de e-mail avisando das alterações, vejamos um exemplo:

Facebook comunica descontinuação de serviços de rastreamento para quatro recursos

A empresa Meta, dona do conglomerado que envolve o Facebook, afirma que está descontinuando alguns recursos baseados em localização no Facebook devido ao baixo uso, mas reforça que as pessoas ainda podem usar os Serviços de Localização para gerenciar como suas informações de localização são coletadas e usadas.

Conforme nota publicada pela empresa, o Facebook “continuará coletando informações de localização para outras experiências”. Desse modo, apesar de desativar o rastreio, o Facebook continuará coletando a localização dos usuários para anúncios e check-ins de localização de acordo com a sua política de dados. 

É importante destacar que você ainda pode visualizar, baixar ou excluir quaisquer dados de localização que a plataforma salvou no menu Configurações e Privacidade. Caso contrário, o Facebook excluirá automaticamente todos os dados armazenados relacionados aos seus serviços descontinuados em 1º de agosto.

Atualizando as configurações de privacidade

Nada mudou em relação aos recursos disponíveis, então o usuário pode atualizar suas configurações atuais de Histórico de Localização e Localização em Segundo Plano no aplicativo do Facebook até 31 de maio de 2022. Após essa data, as configurações serão desativadas.

Em relação ao Histórico de Localização, caso o usuário deseje visualizar ou excluir seu Histórico de localização existente, poderá acessar suas informações e fazer o download de suas informações antes de 1º de agosto de 2022. Após essa data, se nada for feito, as informações existentes do histórico de localização serão excluídas automaticamente.

Fonte: Uol; The Verge.

Luiz Jovelino
Luiz Jovelino
Graduando em Direito na Universidade Federal de Alagoas, experiência com estudos constitucionais. Atuou como trainee da empresa Júnior Legis. É estagiário na área de Compliance do BL Consultoria Digital.

Posts Relacionados

Fale Conosco

    Categorias

    Assine nossa Newsletter

    Open chat
    Olá, tudo bem? Como podemos te ajudar?
    Olá! Como podemos ajudar?