Ministério da saúde sofre tentativa de invasão cibernética

invasão cibernética

Na última terça-feira (17), o Ministério da Saúde informou que as plataformas Conecte SUS, e-SUS Notifica e SI-PNI estavam em manutenção corretiva. Segundo informações, o Departamento de Informática do SUS (Datasus) identificou uma tentativa de acesso indevido da plataforma.

O Órgão emitiu comunicado afirmando que para resguardar as informações, os acessos foram suspensos até que toda a análise seja realizada. Entretanto, a manutenção não causou impacto nos dados das plataformas.

Em sua conta oficial no Twitter, o Ministério da Saúde comunicou que a previsão de retorno das plataformas será até o final de terça-feira. Confira o comunicado do Ministério da Saúde:

Outras tentativas de invasão

É importante lembrarmos que não é a primeira vez que o Ministério é alvo de invasões, visto que, ainda em dezembro do ano passado, um ataque cibernético comprometeu os sistemas e-SUS Notifica, Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), ConecteSUS e funcionalidades como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital.

Na ocasião, o grupo Lapsus$ assumiu a autoria do ataque hacker. Na época do ataque, quando os usuários que tentavam acessar os sites afetados se depararam com a seguinte mensagem:  “Você sofreu um ransomware. Os dados dos sistemas foram copiados e excluídos. 50 TB de dados está em nossas mãos. Nos contate caso queiram o retorno dos dados”, horas depois, todas as mensagens haviam sumido.

Posteriormente, o Ministério da Saúde anunciou que não houve perda de informações e que todos os dados foram recuperados com sucesso. Bem como, o restabelecimento de todos os sistemas afetados por conta do ciberataque.

Conheça nossas Soluções Jurídicas para o seu negócio

Fonte: Security Report

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Luiz Jovelino
Luiz Jovelino
Graduando em Direito na Universidade Federal de Alagoas, experiência com estudos constitucionais. Atuou como trainee da empresa Júnior Legis. É estagiário na área de Compliance do BL Consultoria Digital.
Luiz Jovelino
Luiz Jovelino
Graduando em Direito na Universidade Federal de Alagoas, experiência com estudos constitucionais. Atuou como trainee da empresa Júnior Legis. É estagiário na área de Compliance do BL Consultoria Digital.

Posts Relacionados

Fale Conosco

Categorias

Assine nossa Newsletter

Confira Mais Conteúdos