Com a intenção de capitalizar os clubes através da fidelização dos torcedores e da oferta de produtos exclusivos, vários clubes de futebol da Europa já lançaram seus tokens durante o período de pandemia e, agora, essa prática está começando a se popularizar entre os clubes brasileiros. Entre os principais clubes de futebol do Brasil que já lançaram os seus tokens (tipo Fan Token) ou estão em fase avançada de análise para o lançamento desses criptoativos, estão: Atlético Mineiro, Flamengo, Corinthians, Vasco, Cruzeiro, Botafogo, São Paulo e Coritiba.
No texto a seguir citamos os clubes de futebol que estão planejando o lançamento dos seus tokens ou que já estão listados em Exchanges com seus Fan tokens no mercado.
Mas, o que são os Fan Tokens?
Fan Token é um tipo de token de utilidade (utility tokens), uma ferramenta criada para que pessoas possam ter acesso a serviços (incluindo o direito à interação) ou produtos de empresas específicas disponibilizados através de uma plataforma. Em resumo, ele é uma fração de um ativo digital protegido por criptografia, ou seja, um criptoativo que, assim como o Bitcoin e demais moedas digitais, possui oscilação de preço no mercado.
Criados e disponibilizados por plataformas de criptografia, os fan tokens são comprados por torcedores e investidores com “dinheiro nacional”. Como vantagem o detentor do criptoativo possui acesso aos conteúdos exclusivos do clube, participar de decisões importantes, entre outras recompensas.
Atlético Mineiro, Cruzeiro, Corinthians, Flamengo, Coritiba, Botafogo e até a seleção brasileira já entraram na era dos fan tokens!
Atlético Mineiro lança seu token na plataforma Socios.com
Recentemente, o Atlético Mineiro lançou seu fan token em parceria com a empresa Socios.com. Essa criptomoeda oficial oferece aos proprietários a oportunidade de participar de decisões relacionadas ao clube, além de oferecer prêmios e experiências com o time do Atlético Mineiro.
Em seu anúncio, o clube informou aos seus investidores que as decisões deles incluirão a escolha do layout do ônibus do Galo, a música que toca no estádio durante o aquecimento dos atletas, a escolha do melhor jogador da temporada, entre outros benefícios. A primeira enquete iniciada vai decidir o novo modelo de braçadeira de capitão, que será utilizada em uma partida oficial. Posteriormente, o artigo será sorteado entre os torcedores que possuírem o $GALO – fan token do clube mineiro.
Cruzeiro Token atrela valor a jogadores da categoria de base
Ainda em Minas Gerais, o arquirrival Cruzeiro lançou o Cruzeiro Token – Talentos da Toca (CRZ0), o criptoativo reúne uma cesta de recebíveis ligados ao mecanismo de solidariedade da Fifa de 380 jogadores de futebol que passaram pelas categorias de base do time mineiro. O criptoativo é o primeiro lançamento da Liqi, a nova empresa é especializada em “tokenização”, como é chamada a emissão de ativos digitais que representam frações de ativos reais.
Vasco da Gama atrela os tokens ao valor de transferência de alguns jogadores
O Vasco da Gama lançou, juntamente com a MB Digital Assets, o primeiro fan token do Brasil, uma criptoativo que permitirá a captação de recursos no mercado. O recurso está atrelado aos direitos de transferência de jogadores, por meio do mecanismo de solidariedade, ou seja, trata-se de um crédito sobre o mecanismo de solidariedade de 12 jogadores criados na base do Vasco. A cada transferência desses atletas, o clube tem direito a receber um valor específico, de 0,25% a 5%, correspondente ao tempo que o jovem ficou na equipe carioca (dos 12 aos 23 anos).
Corinthians lança seu Fan token
O Corinthians estabeleceu parceria com a plataforma de recompensas Socios.com e a blockchain Chiliz para o lançamento do fan token $SCCP. Assim, seus torcedores poderão adquirir o $SCCP para interagir com o Corinthians, participando de algumas decisões do clube.
Entre os benefícios estão: ter voz em pesquisas para decidir quem deve ser homenageado, participação de fóruns, quizzes, competições e promoções de acesso restrito, acesso aos conteúdos exclusivos e recompensas pela interação no app.
“Temos o orgulho de anunciar esta parceria com a Socios.com e a Chiliz como resultado de nossa intensa busca por inovações e novas plataformas de engajamento com nossa torcida. Agora, mais de 35 milhões de torcedores no Brasil e muitos mais ao redor do mundo poderão interagir com o Corinthians de formas emocionantes, onde quer que eles estejam. Como nossos tempos exigem muito avanço no ambiente digital, este é um passo importante que comprova nosso foco na modernização”.
Duilio Monteiro Alves, presidente do Sport Club Corinthians Paulista.
Flamengo lança Fan Token
O Clube de Regatas Flamengo anunciou sua entrada no universo dos criptoativos na semana passada, através da emissão de fan tokens – tokens exclusivos para os fãs do clube. Segundo a diretoria do clube, a ação foi realizada pensando no fortalecimento da marca e sua internacionalização.
Assim, o Flamengo tenta ingressar nesse mercado com o projeto de crescimento e alcance do maior número de pessoas. Ao contrário do que fizeram o Vasco e o Cruzeiro que lançaram tokens atrelados a direitos de transferência de jogadores, por meio do mecanismo de solidariedade, o Flamengo busca seguir times como o Corinthians e lançar o recurso com benefícios exclusivos aos seus fãs, como o direito de participar de votações no clube, ganhar brindes e participar de promoções exclusivas.
Para o lançamento do seu fan token, o Flamengo fechou com a socios.com, plataforma de criptoativos, usada para os lançamentos dos criptoativos dos times brasileiros Corinthians e Atlético Mineiro. Uma vez aprovado pelo Conselho deliberativo do Flamengo em uma votação prevista pros próximos dias, o fan token será lançado ainda em 2021.
Socios.com é novo patrocinador do Flamengo
No último dia 15 de setembro, o Flamengo anunciou o mais novo patrocinador do clube, a ‘Socios.com’. Essa empresa é considerada uma das maiores do mundo no setor de fans token e fechou parceria com o time até o fim de 2026. O acordo já estava acertado, mas ainda faltava a aprovação do Conselho Deliberativo, fato que ocorreu na quarta-feira. A partir disso, quem desejar adquirir o ativo, poderá realizar pelo site da nova parceria com o código ‘$Mengao’.
É importante destacar que há pendências contratuais, porém, já se sabe internamente o número de Fan Tokens que serão disponibilizados, assim como preço e lançamento da ação, números estes que não foram divulgados. Por outro lado, os valores do acordo já foram especificados, o Flamengo receberá R$ 144 milhões ao longo de seis anos, ou seja, uma parceria extremamente lucrativa para o Mengão.
Botafogo planeja lançar seu fan token
O Clube Botafogo está em processo de análise de propostas de empresas para o lançamento do seu Fan token.
O reposicionamento do Botafogo no mercado passa pela solidez na atuação em segmentos com enorme potencial de geração de receitas, como é o mercado de tokens. Temos milhões de torcedores, uma série de ativos e múltiplas oportunidades de negócio para atrair parceiros interessados em explorar essa área conosco”
comentou o presidente Durcesio Mello para o site Coin Telegraph.
Coritiba investe em Tokenização de seus jogadores da base
Já em Curitiba, o Coritiba Foot Ball Club também entrou no mercado de criptoativos e blockchain. O tradicional clube paranaense fechou parceria com a startup Liqi para a “tokenização” dos direitos federativos de jogadores formados nas categorias de base do clube. As partes envolvidas afirmaram que os tokens serão colocados à venda “nas próximas semanas”.
SPFC lança fan token
No último dia 16 de Novembro, o fan token do São Paulo ($SPFC) foi listado na exchange Mercado Bitcoin e se tornou mais um time brasileiro de futebol a lançar seus ativos digitais no país, depois de Atlético Mineiro, Corinthians e Flamengo. O ativo foi lançado oficialmente na Socios.com no dia 9 de novembro, em uma oferta inicial ao preço de US$ 2 cada ativo e, a partir de agora, está disponível no mercado secundário, onde ele pode ser negociado livremente.
A oferta, que ocorreu na semana anterior, contou com 850 mil unidades, que se esgotaram em apenas duas horas, levantando cerca de US$ 1,7 milhão (R$ 9,3 milhões na cotação da data).
Fan Token da Seleção Brasileira de Futebol bate recorde de vendas
A CBF comercializou em Agosto o primeiro lote de Fan Tokens, chamado de Brazilian Fan Tokens (BFT). Foram 30 milhões de ativos negociados. A responsável pela tecnologia foi a Bitci Teknoloji.
Outro fato marcante ficou por conta do recorde atingido nas primeiras vendas, todos os tokens foram negociados em apenas 19 minutos. A oferta entrou para a história do esporte como a maior do mundo envolvendo tokens de torcedor. Esta foi a primeira rodada de Fan Token da Seleção Brasileira na Bitci.com.
O fornecimento inicial foi finalizado dentro do projeto fan token, lançado em parceria entre a Bitci Technology e Confederação Brasileira de Futebol. Os 30 milhões de Brazilian Fan Tokens (BFT) foram vendidos a 13.658 de fãs por 0,50 de euro, exclusivamente, para compra com Bitcoin no Bitci.com. A CBF e Bitci também estudam a divulgação das experiências, recompensas e enquetes que os fãs poderão acessar usando os tokens do torcedor.
O que é BFT Token?
O BFT Token é um token real escrita na rede blockchain de Bitcichain. Ao contrário de projetos semelhantes, as carteiras frias podem ser negociadas em plataformas de negociação, em linha com os acordos, independentemente de um ecossistema fechado.
Como conseguir BFT Token?
O BFT Token pode ser comprado na plataforma de criptografia exclusiva da Bitci.com, necessitando que o cliente tenha comprado primeiro o Bitcoin para poder comprar o ativo.
Como o preço dos BFT Tokens é determinado?
Quanto o BFT Token estiver disponível na plataforma de criptomoeda exclusiva Bitci.com, seu preço poderá subir ou descer de acordo com a demanda do mercado.
Video Sobre Fan Token
Veja a seguir um video do Mercado Bitcoin sobre os fan tokens.
(A mensagem contida no video é de responsabilidade do produtor do video)
Precisando de auxílio jurídico? Entre em contato!
Referências:
ADVFN , Valor , Fogão Net, Cointelegraph, Corinthians, Exame.