Na última quinta-feira (9), o WhatsApp iniciou um teste “para um número limitado de usuários” nos Estados Unidos que permite enviar e receber criptomoedas por meio da carteira digital Novi, criada pelo Facebook. Por hora, apenas os americanos poderão fazer transações com a moeda digital “pax dollar”, lastreada no dólar e considerada mais estável.
O novo recurso se assemelha com a função “WhatsApp Pay”, lançada no Brasil em março passado. A diferença é que são feitas transferências bancárias entre parceiros credenciados pelo aplicativo. Nos EUA, toda a transação é realizada por meio da carteira digital Novi.
A Meta, antigo Facebook, vem trabalhando em opções de pagamentos com criptomoedas há vários meses, mas o projeto tem enfrentado diversos obstáculos. Além disso, a iniciativa causou preocupações em reguladores e bancos centrais por conta de um possível risco que o produto poderia causar à estabilidade financeira de países; ainda em dezembro de 2020, o Facebook mudou o nome da carteira digital de Calibra para Novi. A moeda deixou de ser chamada de “libra” e passou a ser conhecida como “diem”.
Ao lançar a Novi, David Marcus disse que aguardava a regularização da “diem” para adicioná-la à carteira, que foi liberada com a moeda digital pax dollar (USPD), considerada mais estável.
Vale lembrar que a carteira digital e a “diem” foram criticados por um grupo de senadores democratas dos EUA, que apontou que os planos do Facebook são “incompatíveis com o cenário regulatório financeiro real”.
Fonte: G1