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Relatório do Consumidor.gov aponta aumento de reclamações por vazamentos de dados pessoais

Relatório do Consumidor.gov aponta reclamações por vazamentos de dados pessoais
Relatório do Consumidor.gov aponta reclamações por vazamentos de dados pessoais

As reclamações por vazamentos de dados pessoais tiveram um destaque significativo no relatório apresentado pelo Consumidor.gov, principalmente sobre as operações relacionadas aos provedores de conteúdo e outros serviços de internet. O ranking foi divulgado no mês de março e conta com reclamações realizadas em todo o Brasil.

A plataforma foi lançada oficialmente em 27 de junho de 2014 e registrou mais de 6,3 milhões de reclamações. Além disso, conta com uma base de 4,2 milhões de usuários cadastrados e mais de 1.275 empresas credenciadas.

Na edição de 2022 do Boletim Consumidor.gov.br, as reclamações contra serviços prestados na internet, incluindo provedores de conteúdo, redes sociais e sites de pesquisa, aparecem entre os assuntos mais reportados no portal consumidor.gov.br pela primeira vez.

Vazamentos de dados pessoais em provedores de conteúdo e serviços de internet

Sobre as reclamações associadas aos provedores de conteúdo e outros serviços de internet, os principais problemas desse segmento envolveram dificuldade para alterar/ativar serviços (44,8% dos registros), dificuldade de contato/ demora no atendimento (10,2%) e vazamento de dados ou outros incidentes de segurança (8,4%).

É importante destacar que os incidentes de segurança envolvendo dados pessoais podem acarretar punições e prejuízos financeiros e reputacionais para as empresas. Com a publicação da Norma de Dosimetria da ANPD, realizada em fevereiro deste ano, as empresas deverão ficar ainda mais atentas aos seus processos internos, uma vez que poderão ser responsabilizadas pelo tratamento de dados pessoais realizados por si próprias ou terceiros por ela contratados.

Para acessar o relatório na íntegra, clique aqui.

Relatório do Consumidor.gov aponta reclamações por vazamentos de dados pessoais
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Fonte: Convergência Digital

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