Na última quarta-feira (8), a Mastercard anunciou uma parceria com o Mercado Pago para atuar na segurança das operações com criptomoedas. O objetivo da parceria é efetuar uma análise de risco em blockchain CipherTrace.
De acordo com Estanislau Bassols, presidente da Mastercard Brasil, o Mercado Pago é a primeira grande venda da companhia no setor e o veículo de pagamentos do Mercado Livre, apesar de parecer ser um concorrente da bandeira de cartões, será um grande parceiro nesse segmento de criptomoedas.
O Mercado Pago começou a permitir a compra e venda de bitcoin e outras criptomoedas a partir de dezembro de 2021. Além disso, de acordo com o executivo, cerca de 19% dos brasileiros já tiveram algum contato com investimento em criptoativos, conforme estudo realizado pela Mastercard em parceria com a Americas Market Intelligence (AMI), em abril de 2022.
A CipherTrace irá ser responsável, dentro da plataforma do Mercado Pago, por fornecer uma base de dados para o processador de pagamentos enxergar quais riscos as empresas estão correndo em todas as transações. Uma das principais preocupações dessa ação é com a utilização da plataforma para lavagem de dinheiro.
Logo, a expectativa da Mastercard é que essa parceria com o Mercado Pago seja a primeira de muitas no segmento de cibersegurança para meios de pagamento. “É um dado relevante pelo tamanho da transação e esperamos que abra as portas para mais parcerias do tipo no futuro”, afirma Estanislau Bassols.
Todo esse avanço e necessidade de segurança dentro da Mastercard, em cibersegurança, é uma estratégia da companhia de ampliar suas operações no ecossistema de pagamentos digitais e deixar de ser apenas conhecida por seus negócios como bandeira de cartões. Vale lembrar que a Mastercard tem mais de 125 patentes em blockchain e está investindo bastante nesse meio.
Por fim, a Mastercard afirma ser responsável pela operação de pagamentos em tempo real em mais de 40 geografias, registrando negócios envolvendo open banking e inteligência artificial.
Fonte: Valor Econômico