Com o avanço tecnológico cada vez maior, é impossível negar que as redes móveis têm assumido um papel fundamental para aproximar pessoas e empresas. Visando isso, o 5G surge para ser uma tecnologia que utiliza rapidez e eficiência nas conexões.
Nesta primeira fase de implantação, as operadoras são obrigadas a levar a nova tecnologia a todas as capitais brasileiras e ao Distrito Federal até o dia 31 de julho deste ano.
Diante desse contexto, a velocidade dessa tecnologia pode ser até 20 vezes maior para a navegação web, sendo um novo padrão de rede em níveis mundiais. Além disso, o 5G pode revolucionar o modo como interagimos com a tecnologia, permitindo principalmente a habilitação e expansão de conceitos como Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial para o cotidiano.
Em síntese, a quinta geração da Internet Móvel significa uma oportunidade para a implementação de novos recursos de Inteligência Artificial, como o Aprendizado de Máquina, apto para não apenas aprender mais rápido o comportamento dos usuários, mas também para ser capaz de cruzar informações, reconhecer preferências, otimizar modelos de atendimento e oferecer experiências.
O 5G também pode ajudar na agilização das etapas necessárias para coleta, análise e tráfego de dados entre sensores, máquinas, servidores e outros dispositivos e sistemas presentes nos mais diversos pontos de interação entre marcas e consumidores.
Fonte: Olhar Digital