Governo do Rio Grande do Sul realiza evento sobre a utilização de blockchain no serviço público

Blockchain
Blockchain

Com a crescente utilização da tecnologia blockchain, novos formatos de aplicações vêm surgindo para o uso dessa tecnologia pelo mundo. Agora, foi a vez do estado do Rio Grande do Sul a conferir de perto como essa inovação pode ajudar nos processos administrativos públicos.

Considerado o protocolo da confiança dos dados, a blockchain permite rastreabilidade, imutabilidade de informações, entre outras características que a tornam fundamental em um mundo digital. 

A partir disso, o estado do Rio Grande do Sul, ainda em outubro de 2021, havia chamado atenção ao publicar um edital de concurso público que exigia conhecimentos em blockchain para o cargo de Analista de Planejamento, Orçamento e Gestão (APOG). Com o cargo sendo lotado na Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do Estado, o profissional também deveria conhecer sobre contratos inteligentes.

Nos próximos dias, o estado realizará um evento inspirado em uma realidade no exterior, chamado “LabTech Talks — O que é a blockchain e como tem sido utilizada no âmbito do poder público: o caso da Estônia“, com o objetivo de demonstrar como a tecnologia está sendo utilizada no país europeu.

Segundo a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão que está organizando o evento, por meio do LabTech RS, o evento é parte de uma avaliação contínua estadual para investimento e inovação em tecnologias da informação e comunicação.

Aplicação da tecnologia blockchain no Brasil

Desde 2020 a tecnologia é considerada uma estratégia digital pelo Governo do Brasil, que pretende construir várias aplicações com essa base. Nos últimos dias, por exemplo, a Rede Blockchain Brasil foi instituída após um acordo entre BNDES e TCU.

Recentemente, a Receita Federal criou uma base em blockchain para CPF e CNPJ, que são as soluções B-CPF e B-CNPJ. Assim, fica claro que essa está cada vez mais sendo incorporada no cotidiano das pessoas, seja em soluções de compartilhamento de cadastros, rastreabilidade, entre muitas outras mais.

Referência: Livecoins

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Luiz Jovelino
Luiz Jovelino
Graduando em Direito na Universidade Federal de Alagoas, experiência com estudos constitucionais. Atuou como trainee da empresa Júnior Legis. É estagiário na área de Compliance do BL Consultoria Digital.
Luiz Jovelino
Luiz Jovelino
Graduando em Direito na Universidade Federal de Alagoas, experiência com estudos constitucionais. Atuou como trainee da empresa Júnior Legis. É estagiário na área de Compliance do BL Consultoria Digital.

Posts Relacionados

Fale Conosco

Categorias

Assine nossa Newsletter

Confira Mais Conteúdos