Pular para o conteúdo

Sistema Registrato do BC sofrerá alterações

Sistema Registrato do BC sofrerá alterações
Sistema Registrato do BC sofrerá alterações

O Banco Central (BC) anunciou que, a partir do dia 1º de fevereiro de 2023, o sistema Registrato vai sofrer alterações. O acesso à plataforma de consulta de dados financeiros do cidadão será feito usando o cadastro no Portal Gov.br.

Afinal, o que é o Registrato?

O Registrato é um sistema de consulta, gratuito, de informações sobre empréstimos realizados em seu nome, assim como em quais bancos você possui conta, chaves Pix cadastradas, dívidas com órgãos públicos federais, cheques sem fundos e dados de compra ou venda de moeda estrangeira feita por você. 

Quais são os relatórios do Registrato?

Dentre os relatórios emitidos por meio do Registrato, temos o Relatório de Chaves Pix, Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR), Relatório de Contas e Relacionamentos em Bancos (CCS), Relatório de Câmbio e Transferências Internacionais, Relatório de Cheques Sem Fundos e Relatório de Cadastro Informativo de créditos não quitados do setor público federal – Cadin.

Novos cadastros e reabilitação de senhas no Registrato estão suspensos. Porém, se o usuário já possuir login no Registrato, ainda poderá acessar o sistema. É possível, também, acessar através da Conta Gov.br. 

Sobre as alterações

 Como as alterações só irão ocorrer em fevereiro, os usuários têm cerca de cinco meses até a mudança. O tempo foi dado pelo BC, de acordo com circular editada na quarta-feira (14), para que as pessoas que ainda não têm cadastro Gov.br criem um login.

Em seguida, o órgão destacou que a maioria dos usuários prefere usar essa conta, mesmo com outras opções. Em números, o login único foi usado em 97% dos acessos ao “Fale Conosco”. O Protocolo Digital recebeu 94% dos visitantes do mesmo modo, assim como 82% dos usuários que entraram no Registro Declaratório Eletrônico – Investimento Estrangeiro Direto.

O que é gov.br?

O que é gov.br?
O que é gov.br?

A plataforma gov.br é um projeto de unificação dos canais digitais do governo federal, além de servir como relação do cidadão com o Estado, em que se pode acessar serviços públicos.

A plataforma reúne, em um só lugar, serviços para o cidadão e informações sobre a atuação de todas as áreas do governo. Todas as plataformas de órgãos federais estão integradas ao Gov.br, servindo de canal direto e rápido de relacionamento com os órgãos federais.

Referência: BC

Luiz Jovelino
Luiz Jovelino
Graduando em Direito na Universidade Federal de Alagoas, experiência com estudos constitucionais. Atuou como trainee da empresa Júnior Legis. É estagiário na área de Compliance do BL Consultoria Digital.

Posts Relacionados

Fale Conosco

    Categorias

    Assine nossa Newsletter

    Open chat
    Olá, tudo bem? Como podemos te ajudar?
    Olá! Como podemos ajudar?