Digital Influencers

Como proteger a reputação de sua marca

REDES SOCIAIS

A marca, ao buscar digital influencers para realizar serviços publicitários deverá atentar para os seguintes pontos: - Contrato para digital influencer - Direitos Autorais - Imagem e Direitos da Personalidade - Identificação Publicitária - Confidencialidade - Exclusividade - Cumprimento das normas éticas e legais

Destaca-se que cada relação entre marca e influencer é única, portanto, contratos genéricos não devem ser utilizados como modelo para esse tipo de contratação. É necessário um contrato para digital influencer específico caso a caso.

Contratos

Quanto aos direitos autorais, frisamos que deverá ser preservada a proteção sobre as obras artísticas, conforme Lei n° 9.610/1998 sendo recomendável obter a expressa autorização do autor ou titular de direitos, devidamente formalizada através de documento escrito, e, sempre, com a menção de seu nome atrelado à obra.

Direitos Autorais

Relativo aos direitos da personalidade, como a imagem, nome e voz devemos ressaltar que esses são intransmissíveis e irrenunciáveis, porém, a legislação permite que o indivíduo licencie tais direitos para finalidades específicas, o que viabiliza a exploração publicitária.

Direitos de Personalidade

Sempre que houver o interesse, por parte da marca, no uso de um direito da personalidade em conteúdo publicitário, esse deverá ser expressamente autorizado pelo respectivo titular, mediante ajuste de termos e condições.

Direitos de Personalidade

Outro ponto importante relativo à publicidade online através de digital influencers refere-se à identificação de conteúdo publicitário.

Identificação Publicitária

Uma vez configurado o caráter publicitário do conteúdo, o anunciante e o influenciador digital deverão observar a legislação aplicável, principalmente o previsto pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) e as normas éticas publicadas pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR).

Identificação Publicitária

Uma vez que para elaborar o conteúdo publicitário o influenciador poderá ter acesso a informações sigilosas e de propriedade intelectual dos anunciantes, como, por exemplo, fórmulas de produtos, segredos comerciais, bancos de dados e estratégias de marketing, sugere-se a celebração de um Contrato de Confidencialidade (NDA)

Confidencialidade

Caso a relação entre influenciador e marca se dê por exclusividade, seja de forma total ou parcial, destacamos a importância do desenvolvimento de um contrato para digital influencer contendo cláusulas específicas sobre o prazo de vigência e condições de tal garantia.

Exclusividade

A atuação do anunciante e do digital influencer requer o cumprimento das normas éticas e legais aplicáveis na atividade exercida por cada um.

Normas Éticas e Legais