Serviço gratuito está disponível por meio da plataforma GOV.BR

Serviço Gratuito de Assinatura Eletrônica 

A partir da publicação do Decreto Nº 10.543, de 13/11/2020, a Assinatura Eletrônica do gov.br está disponível para todos com cadastro na aplicação. A principal vantagem é que agora você pode assinar um documento em meio digital a partir da sua conta gov.br.

Poderão utilizar o serviço da assinatura digital do gov.br: 1. As entidades e órgãos da Adm. Pública Federal direta, autárquica e fundacional, ao interagirem entre si;

Quem pode usar o serviço?

2. As pessoas naturais ou jurídicas, ao interagirem com entes públicos; 3. As entidades e órgãos mencionados no item 1, ao interagirem com outros entes públicos de qualquer dos poderes ou entes federativos

Quem pode usar o serviço?

O decreto governamental estipula 03 modalidades de assinatura, cada uma com seus respectivos critérios e variações no grau de segurança, são elas: - Assinatura simples; - Assinatura avançada; - Assinatura qualificada; Para utilizar a assinatura simples basta apenas que o usuário possua uma conta no gov.br.

Quais os tipos de assinatura?

Passo a passo para realizar a assinatura

1. Acesse o Portal de Assinatura Eletrônica utilizando a sua conta Gov.Br; 2. Faça o login na sua conta gov.br usando  CPF e senha, caso ainda não tenha uma conta realize o cadastro na plataforma; 3. Adicione o arquivo que será assinado; 4. Escolha o local no documento e valide a assinatura; 5. Baixe o documento assinado e consulte.

- Assinatura de documentos de forma válida e ágil. - O destinatário do documento pode verificar a validade simplesmente clicando com o mouse sobre a assinatura.

Quais as vantagens da sua utilização?