Pular para o conteúdo

TCE MA contrata serviço de blockchain da Receita Federal

TCE MA blockchain da Receita Federal

O Tribunal de Contas do Maranhão (TCE MA) passou a utilizar a rede blockchain da Receita Federal, podendo acessar, por meio do Dataprev, com DLT, diversos dados disponíveis dos cidadãos nacionais.

Índice

O que preve o edital do TCE MA

No edital de contratação do serviço, publicado pelo TCE MA, esta disposto que essa novidade tem por objetivo a prestação de serviço de tecnologia da informação, que compreende a distribuição de informações de cadastro com tecnologia Blockchain – bCPF e inclui o fornecimento de acesso e infraestrutura tecnológica de alto desempenho, capacidade e disponibilidade voltada para compartilhamento e atualização de dados da base cadastral de CPF em meio seguro utilizando a tecnologia Blockchain, conforme condições, especificações e prazos dispostos na Proposta da empresa, constantes dos autos”, destaca o edital de contratação.

Contudo, essa iniciativa do TCE MA permite apenas a consulta a um conjunto de informações cadastrais junto à Receita Federal, sendo que boa parte das informações já são compartilhadas pela Receita independente do sistema em blockchain. Logo, a ideia é a de se aumentar os dados compartilhados na medida em que a rede se desenvolve.

TCE MA Blockchain Advogado

Assim, tanto o b-CPF como o b-CNPJ são redes permissionadas em que apenas entidades autorizadas participarão, ou seja, apenas as instituições com as quais a Receita Federal já tem convênio. Além disso, de acordo com a Receita Federal, o  bCPF atende à Portaria RFB nº 1.788/2018, que trata do compartilhamento de dados no âmbito da administração pública federal envolvendo a tecnologia Blockchain, diz o seguinte:

“O compartilhamento dos dados cadastrais, como a base no CPF, é uma obrigação das administrações tributárias e está prevista no art. 37, inciso XXII, da Constituição Federal. Além disso, o CPF é um dos números de identificação utilizados no Brasil, com mais de 800 convênios de troca de informações celebrados entre a Receita Federal e vários órgãos”

Por fim, a RFB afirmou que a nova ferramenta muda a forma de compartilhamento dos dados de pessoa física para todos os entes de governo, trazendo mais segurança ao processo.

Fonte: CoinTelegraph

Para Análise Regulatória, Parecer Jurídico e Consultoria Jurídica em Blockchain, Smart Contracts e outras tecnologias, consulte nossos Advogados

Para mais informações ou se tiver dúvidas sobre Direito Digital, em especial Aspectos Regulatórios e Compliance de BlockchainSmart Contracts e outras tecnologias e regulação de criptoativos, entre em contato pelo e-mail [email protected]  ou fale com um Advogado online agora.

Saiba mais sobre Compliance Digital!

BL Consultoria e Advocacia Digital

Escritório jurídico voltado para o mundo conectado que busca auxiliar empresas e startups a desenvolverem seus projetos (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) de forma ética e eficiente com atuação especializada em Direito Digital e Análise Regulatória para novas tecnologias. Estamos localizado em dois endereços: em São Paulo-SP, na Av. Paulista, 575 – conjunto 1903 – Bela Vista, CEP 01311-911 e em Campinas-SP, na Rua Antônio Lapa, 280 – 6o andar, Cambuí. Para mais informações ou consultoria jurídica com nossos advogados, agende uma reunião pelo link ou ligue  +55 11 3090 5979.

Time BL Consultoria
Time BL Consultoria
Time BL Consultoria Digital - Direito Digital e Análise Regulatória

Posts Relacionados

Fale Conosco

    Categorias

    Assine nossa Newsletter

    Open chat
    Olá, tudo bem? Como podemos te ajudar?
    Olá! Como podemos ajudar?